Thursday, July 15, 2010

Tudo pronto para o grande encontro dos filhos e amigos de Aurora, dias 16 e 17


Vem aí a maior festa popular da história de Aurora...

1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora durante os dias: 16 e 17 de julho (sexta e sábado), próximos, a alegria será geral. Ocasião em que os filhos e amigos de Aurora se reúnem festivamente neste que promete ser o maior evento dos últimos tempos já ocorridos na cidade de Aldemir Martins.
Uma verdadeira celebração da memória e da história aurorense, segundo acredita a coordenação do encontro.
Com uma programação das mais diversificadas, o Encontro dos filhos e amigos d’Aurora terá início nas primeiras horas da manhã da próxima sexta-feira(16).
Ver programação do evento:
Sexta-feira, dia 16(das 8 às 17 h) -
A Defensoria Pública do CE promove o ‘Mutirão da Cidadania’ na quadra poliesportiva do Araçá com muita prestação de serviços à população.
No mesmo local a secretaria municipal de saúde também prestará uma série de serviços à comunidade.Ainda, durante todo o dia na praça Pe. Cícero ao lado da antiga estação ferroviária acontece a 1ª Feira de Artesanato do município, paralela a várias atividades socioculturais tais como: exposição de artes, literatura, fotografias antigas da cidade, apresentações musicais, esculturas, projeções de slides, painéis culturais e oficinas junto aos atletas mirins do projeto segundo tempo e escolinhas da Seculte-Aurora.
A programação cultura prosseguirá durante os dois dias de festa.
Às 7 h – No campinho da Estação acontece o torneio infantil “Viva Aurora” de futebol de travinha(de areia) envolvendo os atletas mirins das escolinhas da Seculte e do projetos Segundo Tempo dos pólos da Aurora Velha(S. Benedito) e do Araçá.EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA: Durante os dois dias do evento, a Seculte-Aurora realiza na “pedra da estação” a Exposição Iconográfica – “AURORA – Fragmentos de uma história... Um passado em preto e branco”. Serão pouco mais de 100 fotos raras e antigas de Aurora, assim como de equipes de futebol a partir dos anos 40. “Será um verdadeiro resgate da bela memória histórica de Aurora, justamente num lugar dos mais afetivos e carregados de boas recordações, como é a pedra da velha estação que no passado foi um dos ambientes mais freqüentados da cidade” enfatizou o secretário JC.
Além de apresentações artísticas com talentos da terra e exposição de escultura e obras de autores locais, a programação incluirá atividades como palestras sob os mais diversos temas: história, saúde, meio ambiente educação no trânsito etc...Sábado, dia 17 (ás 6:30 h) – Recepção aos visitantes: filhos e amigos de Aurora, com a banda de música na praça pe. Cícero e no Centro Social Urbano(CSU), na Vila Paulo Gonçalves.Às 8:00 h – Passeio ecológico pontos turísticos e históricos de Aurora, saindo da praça da Estação. Onde serão visitados a velha estação agora revitalizada pelo município, onde funciona a biblioteca pública, o antigo casarão da Refesa restaurado pela prefeitura onde hoje funciona a sede da Seculte; o açude Recreio; a capela da Moça(Mártir Francisca) considerada a santa popular de Aurora; a capelinha do Bom-Jesus do Horto no bairro ds Aurora Velha, a capela de São Vicente, a ponte do Rio Salgado, o poço do meio, a praça central e a igreja matriz, o antigo casarão do Cel. Xavier – fundador de Aurora, recém adquirido pela prefeitura; o museu Pe. Luna da paróquia, o salão são vicente; o canteiro de obra da Escola técnica federal no Araçá e o açude Cachoeira.
16:00h – 1º Passeio dos Motociclistas Aurorenses, saindo da Escola técnica ao lado da Policlínica no Araçá passando pelas principais ruas da cidade. Com sorteio de vários prêmios para os participantes.
NOTA: As inscrições encontram-se abertas na sede da Secretaria de Cultura(Seculte) para os motociclistas e na secretaria de Ação Social e CRAS para os artesãos.
17:00h – Palestra sobre Educação no Trânsito ministrada pelo Defensor Público - Dr. Fco. Pereira Torres na praça da Matriz.
17:30h – Missa campal pelo vigário e padres filhos da terra na praça da matriz.
19:30h – Festa Popular com várias atrações artísticas na praça da matriz.
Já estão confirmadas: Geraldo Massa e Sousa Cobra, Jacaré do Repente, Forró Xoteado e Forró Pesado.
22:00 h – 'Baile da Saudade' animado pela banda ‘Arquivos’ para os visitantes e convidados filhos e amigos de Aurora no clube Bayankara Hall na vila Freire.
O 1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora ao que tudo indica seráuma Festa que vai ficar na história, afirma o secretário de cultura José Cícero.Tanto o prefeito Adailton Macedo quanto a equipe de organização da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) sob a coordenação de Marciel e Regina estão entusiasmados diante da boa repercussão que vem tendo o evento tanto em Aurora quanto fora.No sábado no decorrer do evento a Prefeitura local inaugurará o novo Posto de Saúde do Araçá e do Monte Alegre, incluindo a reforma e ampliação do centro de Saúde Acilon Gonçalves da sede. Vários aurorenses que residem distante já confirmaram suas presenças.
Toda a população está sendo convidada a tomar parte do acontecimento.Realização:Associação dos Filhos e Amigos de Aurora – AFA.Prefeitura Municipal de AuroraSecretaria de Cultura, Turismo e Desporte – Seculte.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.bogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Monday, July 5, 2010

Dia 17 acontece em AURORA o 1º encontro dos filhos e amigos


Vem aí a maior festa popular da nossa história.
1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora.
Dias: 16 e 17 de julho: a alegria será geral... E você é o nosso convidado especial.
· Sexta-feira, dia 16( das 8 às 17 h) - A Defensoria Pública promove o ‘Mutirão da Cidadania’ na quadra poliesportiva do Araçá com muita prestação de serviços à população.
· Ainda, durante todo o dia na praça Pe. Cícero ao lado da estação acontece a 1ª Feira de Artesanato do município. (Outras informações na sede da Seculte).
· Sábado, dia 17 (às 6:30 h) – Recepção aos visitantes: filhos e amigos de Aurora, no Centro Social Urbano(CSU), na Vila Paulo Gonçalves.
· Às 8:00 h – Passeio ecológico e visitação aos pontos turísticos de Aurora, saindo da praça da Estação.
· 16:00h – 1º Passeio dos Motociclistas Aurorenses, saindo da Escola técnica ao lado da Policlínica no Araçá. Com sorteio de prêmios para os participantes. As inscrições já estão abertas na sede da Secretaria de Cultura(Seculte).
· 17:00h – Palestra sobre Educação no Trânsito ministrada pelo Defensor Público - Dr. Fco. Pereira Torres na praça da Matriz.
· 17:30h – concelebração de Missa campal pelo vigário e padres filhos da terra na praça da matriz.
· 19:30h – Festa Popular(Show de Forró) com várias atrações artísticas na praça da matriz.
· 22:00 h – Baile da Saudade animado pela banda ‘Arquivos’ para os visitantes e convidados filhos e amigos de Aurora no clube Bayankara Hall na vila Freire.
1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora!
Uma Festa que vai ficar na história....Participe!!!
Realização:
Associação dos Filhos e Amigos de Aurora – AFA.
Prefeitura Municipal de Aurora
Secretaria de Cultura, Turismo e Desporte – Seculte.
Da Redação do Blog da Aurora e do JC.
Leia mais em:
LEIA MAIS EM:

Thursday, July 1, 2010

AURORA Realiza com sucesso absoluto mais um Festal Junino, edição 2010


























Sucesso absoluto de público e de beleza! Esta foi a constatação que todos tiveram diante da realização da 2ª edição do Festal Junino – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas 2010. Numa realização da Prefeitura por intermédio da sua secretaria de Cultura.
A praça central do Araçá ficou pequena diante da grande multidão que compareceu ao local para conferir de perto as apresentações das quadrilhas juninas que disputavam os três primeiros lugares da competição, além das atrações artísticas que subiram ao palco do Festal este ano: Geraldo Massa, o cantor caririense Cicéu e a super banda Forró de Aço.
A abertura do evento aconteceu às 19h com a apresentação da quadrilha infantil “Família Busca-pé”, seguida do grupo brincante formado pelo público da 3ª idade assistido pela Secretaria de Ação Social do município.
A competição propriamente dita se deu com a apresentação da quadrilha campeã do ano passado “Filhos do Sertão”, seguida do “Canto do Sabiá”, “Chapéu de Palha” do distrito do Tipi e finalmente, “Projovem” de Ingazeiras.
Foi um disputa das mais acirradas, sobretudo pela boa performance com que todas as quadrilhas se apresentaram no centro da praça, disse o secretário de cultura, José Cícero.
A mesa de julgadora foi composta pelo maestro Damião Tavares, a vereadora de Cachoeira dos Índios-PB Leleide, o advogado Fábio Leite Gonçalves; a Secretária da AFA Regina Célia e pela acadêmica Thamyres Quezado tendo como presidente da mesa o contador Raimundo Camillo.
O prefeito Adailton Macedo, acompanhado da 1ª dama Rose, o vice-prefeito Antonio Landim, a vereadora Darc de Sousa, secretário municipais, assessores e demais convidados acompanharam todo o desenrolar do acontecimento.
Além do belo cenário sertanejo criado pela Seculte, toda o ambiente aproveitou-se do tema da copa do mundo e, foi decorado com as cores do Brasil. Um item que, aliás foi alvo de elogios por parte de todos os participantes e espectadores. Ruas e avenidas também receberam uma ornamentação especial por ocasião das comemorações juninas e da copa.
Antes da solenidade de premiação dos vencedores do 'Festal Junino' 2010, a coordenação da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) anunciou oficialmente os nomes das ruas ganhadores do concurso “As Cores do hexa” como as mais bem enfeitadas com as cores da seleção brasileira. O anuncio foi feito pelo próprio secretário José Cícero.
Resultado do Concurso AS CORES DO HEXA.
BAIRRO SÃO BENEDITO:
1º LUGAR: Travessa Senador Virgílio Távora e Paulo José de Macedo, 49 Pontos.
REPRESENTANTE: Francisco Renato Santos Silva.
2º LUGAR: Conjunto Habitat CENEC/ Rua Cândido Ribeiro Neto, 46 Pontos.
REPRESENTANTE: Cícero Pereira da Silva.
BAIRRO ARAÇÁ:
1º LUGAR: Vila Paris e Marica Leite, 50 Pontos.
REPRESENTANTE: Reginaldo Barros Silva.
2º LUGAR: Rua São Francisco II, 48 Pontos.
REPRESENTANTE: Francisco Helio Vieira de Souza.
CENTRO DA CIDADE:
1º LUGAR: General Tiburcio, 47 Pontos.
REPRESENTANTE: Vicente Bezerra de Araújo Neto.
2º LUGAR: Santa Maria, 43 Pontos.
REPRESENTANTE: Flávio Lopes de Alencar.
Vila Paulo Gonçalves:
1º LUGAR: Rua Antonio Marcos, 46 Pontos.
REPRESENTANTE: Dionizia Maria de Souza.
2º LUGAR: Rua Maria Coração Bezerra, 41 Pontos.
REPRESENTANTE: Cícera Ribeiro Nunes.
Resultado da disputa do Festal Junino.
1º lugar – Quadrilha “O Canto do Sabiá” do colégio municipal Romão Sabiá com 1.030 pontos . Recebendo das mãos do prefeito um belíssimo troféu e R$ 3.000,00.
2º lugar – “Filhos do Sertão” com um total de 1.019 pontos. Recebendo das mãos do vice prefeito um belíssimo troféu e R$ 2.000,00.
3º lugar – “Chapéu de Palha” do Tipi com 970 pontos. recebendo das mãos da 1ª dama Rose Macedo um lindo troféu e mais R$ 1.000,00.
Como bonificação pela participação: A quadrilha do 'Projovem' de Ingazeiras recebeu R$ 400,00. Também foi bonificada pelo prefeito Adailton Macedo a quadrilha infantil do Araçá.
O júri do Festal Junino também elegeu os destaques individuas que melhores se apresentaram no centro da praça. Os escolhidos receberam um troféu e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 100,00 cada um.
Destaques Individuais:
Melhor Marcador: Cícero Marcos Honorato – Canto do Sabiá.
Rainha: Maria Karla Pereira Feitosa – Canto do Sabiá
Noivo: José Leandro Martins(Pequeno) – Filhos do Sertão
Noiva: Edlânia Alves Fernandes(Galega) – Filhos do Sertão
Casamento: Francisco Denis da Silva Santos – Canto do Sabiá.
Da Redação do Blog da Aurora.