Sunday, October 24, 2010

Chuvas que banharam AURORA provocam adiamento da abertura da Copa de Futebol 2010





Imagens da ponte e da Barragem do Rio Salgado d'Aurora e do Estádio Municipal alagado
As chuvas que foram registradas durante dois dias(sexta e sábado) no município de Aurora e boa parte da região do Cariri foram bem vindas em face da grave estiagem que vinha castigando fortemente a comunidade sul caririense.
Pouco mais de 150 mm. Está foi a marca registrada pelos pluviômetros locais no tocante a quantidade de chuva que caiu em todo território aurorense.
Para apenas dois dias de precipitações ( 13,5 na sexta e 137,9 no sábado), foi um registro surreal. Algo não muito comum, segundo os próprios rurícolas do município.
Diversos pequenos açudes espalhados por toda zona rural já começaram, inclusive a sagrar.
Adiamento da II Copa Aurora e do Campeonato Juvenil 2ª divisão:
Estava tudo pronto para a abertura oficial da Copa Aurora e do campeonato juvenil marcada para a tarde do último sábado dia 23. Contudo, em face das chuvas os dois locais onde as partidas ocorreriam ficaram praticamente submerso(ver fotos). Tanto o estádio municipal no bairro Araçá quanto o Virgílio Távora no bairro São Benedito.
Os campos onde as partidas deveriam acontecer ficaram sem a minha condição de jogo, segundo avaliou a equipe de esporte da Seculte-Aurora.
Após um rápida vistoria o secretário da pasta entrou em contato com o prefeito Adailton Macedo para comunicá-lo da decisão do adiamento do evento.
Tanto a solenidade de abertura quanto as três primeiras partidas(da 1ª e 2ª divisão) ocorrerão na tarde do próximo sábado( dia 30) no estádio municipal. Como também no campo da Aurora Velha. A Seculte comunica ainda que no domingo não haverá rodada em virtude da eleição para presidente.
Na solenidade do próximo sábado(30 de outubro), antes do início da primeira partida o prefeito Adailton Macedo fará um pronunciamento no próprio estádio, onde segundo o secretário, o prefeito anunciará uma ótima surpresa para todos os atletas e dirigentes de equipes. A notícia está sendo aguardada com muita expectativa por parte dos que fazem a comunidade esportiva aurorense.
SERVIÇO:
Abertura da Copa Aurora 2010 – Sábado, dia 30 às 16 h no estádio municipal no Araçá.
Prosseguindo no campo da Aurora Velha.
Em virtude da eleição não haverá rodada no domingo.
FOTOS: JC



Friday, October 22, 2010

AURORA: Equipe de futsal feminino faz bonito diante do Baixio mas fica no 0x0









flagrantes da partido na quadra poliesportiva do Araçá
Numa partida das mais disputadas o time de futsal feminino de Aurora empatou em 0 x 0 na noite de ontem(21) em partida amistosa contra a representação do município de Baixio ocorrida na quadra Poliesportiva do bairro Araçá.
Com a quadra literalmente lotada, o time feminino de Aurora pressionou com um belo futebol nos dois tempos a equipe visitante, mas não conseguiu sair do 0 x 0.
Entre os vários destaques da partida, cumpre exaltar a boa atuação da goleira aurorense Cícera Virgínia que durante todo o jogo fez defesas espetaculares. Sendo motivo de elogio por todos os torcedores(e torcedoras) que compareceram ao evento.
Foi um jogo gostoso de se ver, sobretudo pelo alto nível do futsal apresentado pelas duas agremiações. Na partida anterior que aconteceu na cidade de Baixio, o time Aurorense de meninas derrotou as atletas baixienses pelo score de 4 x 3 .
Ou seja, as altletas aurorenses que vêm sendo treinadas pelo monitor da Seculte Naldo Balão, conseguiram a proeza de ganhar de Baixio dentro dos seus domínios. Já o time masculino não teve a mesma sorte, posto que na noite de sexta foi derrotado pelos visitantes.
O grande número de torcedores que compareceu ao ginásio de esporte, numa noite de semana quase sem nenhum divulgação é uma prova inconteste de que o povo de Aurora é adepto fervoroso do esporte, tanto masculino quanto feminino.
O Secretário da Seculte esteve no local conferindo de perto todos os lances da partida e ficara, como ele mesmo disse, empolgado pelo futebol que viu apresento pelos talentos da terrinha.
A referida partida foi conduzida pelos dois árbitros da Seculte: Jean Charles e Alisson Santana.

Friday, October 15, 2010

Copa Aurora 2010: Seculte reúne equipe de arbitragem para debater atuação





Com vistas à realização deste que, ao que tudo indica, será o maior e mais organizado evento esportivo do município – a II Copa Aurora de futebol amador edição 2010; a Secretaria de Cultura e Esporte reuniu na noite de ontem, dia 14 na sala poeta Serra Azul em sua sede social todos os membros que comporão o quadro de árbitro, auxiliares e mesários que atuarão no decorrer das 98 partidas que assinalarão o acontecimento deste ano.
Além da disputa da 1ª divisão(Copa Aurora) que novamente receberá o nome do desportista Lê Quezado, haverá igualmente nos jogos preliminares o Campeonato Juvenil(2ª divisão) que desta feita, homenageará o ex-atleta e entusiasta do futebol aurorense - o já falecido Jarinho Barros.
O encontro de ontem à noite contou com a participação de pouco mais de 15 pessoas que ora integral o quadro de árbitro da Seculte e, que mais uma vez será coordenada pelo ex-juiz de futebol e atualmente assessor de imprensa do município Luiz Neto(Netão). Assim como o ex-jogador responsável pela equipe arbitral/disciplinar Pedro Avelino(Pedóca) ao lado do coordenador do núcleo esportivo Raimundo Tabosa.
Conforme explicou o secretário da pasta José Cícero, ainda esta semana outros nomes serão convidados para complementar a equipe de arbitragem da secretaria.
A Explanação:
Vários assuntos foram discutidos durante o encontro com atenção especial para a forma de atuação efetiva dos juízes e bandeirinhas durante a competição. A explanação teórica foi feita por Luiz Neto, além das intervenções dos presentes.
Este ano, a secretaria também escalará a primeira mulher aurorense a atuar como auxiliar numa partida de futebol no município. Trata-se da bandeirinha Cícera Virgínia, que possivelmente fará sua estréia na segunda fase da segundona, conforme informou a organização do evento.
Em face do adiamento da Copa Aurora, assim como o campeonato juvenil para o próximo sábado, dia 23, a Seculte marcará ainda um segundo encontro com seu grupo de arbitragem.
“Estamos adiando a competição para o próximo final de semana, dia 23 por vários aspectos, dentre os quais o curto tempo que tivemos para sua devida organização, principalmente na questão da melhoria dos campos de jogo, a finalização dos preparativos para a solenidade de lançamento oficial do evento, além da viagem do prefeito Adailton Macedo que se encontra em Brasília em busca de recursos para o município”, explicou o secretário da Seculte.
A Copa Aurora será disputada este ano com um total de 14 equipes o que se convencionou denominar de 1ª divisão. Já o campeonato juvenil – segunda divisão, terá a participação de 30 agremiações. Serão aproximadamente 98 partidas distribuídas entre principais e preliminares nos campos da Aurora Velha(Virgílio Távora) e do Araçá(Estádio Municipal).
Uma participação recorde de equipes(44), de atletas adultos e juvenis, dirigentes e torcedores. Algo jamais visto na história esportiva de Aurora, enfatizou o secretário.
Empenho do Prefeito Adailton:
Nada disso seria possível não fosse o imenso interesse e a determinação do gestor Adailton Macedo que não tem medido esforço para apoiar e resgatar efetivamente o esporte aurorense e, com especial atenção o futebol com uma atividade esportiva de massa, prazerosa, democrática e de inclusão social, finalizou.
Toda comunidade e, sobretudo os amantes do futebol tanto da sede quanto da zona rural está sendo convidada pela gestão municipal a acompanhar o desenrolar das partidas nos dois bairros.

Friday, October 8, 2010

Copa Aurora 2010: Seculte promoverá encontro com dirigentes e desportistas na noite de sábado


Neste sábado (9) a partir das 19 h a Secretaria de Cultura, Turismo e ESPORTE(Seculte-Aurora) realiza encontro com todos os dirigentes, desportistas e demais representantes das 42 equipes já inscritas e que participarão da II Copa Aurora de Futebol Amador(1ª divisão), bem como da segunda edição do Campeonato Juvenil(2ª divisão).
O encontro acontece na sede da Seculte a avenida Antonio Ricardo, 01 no centro da cidade de Aurora. Dentre os objetivos, cumpre destacar a apresentação do regulamento, metodologia da disputa, calendário das partidas, sorteio dos confrontos e locais das partidas. Ainda, apresentação do grupo arbitral e comissão disciplinar, distribuição da tabela, bem como serão apresentadas outras questões relacionadas ao transporte dos atletas e premiação tanto para a 1ª quanto para a 2ª divisão.
Um documentário sobre as ações e realizações já empreendidas pela pasta também será apresentado para os presentes.
Segundo o secretário José Cícero, serão duas competições paralelas com um número recorde de times participantes, o que exigirá um esforço redobrado de todos os que compõem o departamento esportivo da pasta. Mas a equipe estar preparada para mais um grande evento, disse ele.
Aurora tem um apego muito forte para o esporte e nós, com a determinação e empenho do prefeito Adailton Macedo haveremos de superar o que foi a competição de 2009 que já foi grandiosa em todos os sentidos.
=========================
Equipes Inscritas para a II Copa Aurora 2010
e Campeonato Juvenil Segunda Divisão:
1ª Divisão:
1. Montila E.C. - Araçá
2. Juventude F. C do Espinheiro - Antas
3. Santa Cruz E.C.
4. São Benedito E. C - Aurora Velha
5. Ceará Sporting Club do Japão
6. Nova República E.C. - Ingazeiras
7. Real F.C - Ingazeiras
8. Esporte Clube Vitória - Sta. Vitória
9. Taboca F.C - Taboca
10- Soledade EC - Soledade
11. Cruzeiro E.C - Sede
12. Atlético F.C. dos Grossos
13. Esporte Clube Mocó
14. Morro Dourado F.C*
======================================================
2 ª Divisão:
1. São Paulo F.C
2. Pavão F.C
3. Esporte Clube Cariri
4. Araçá F. C
5. E.C. Japão
6. Espinheiro Grêmio FC
7. E.C Icasa aurorense
8. Coxá E.C
9. Nova República FC - Ingazeiras
10. E.C. Malhada Funda
11. Furtuoso FC
12. Logradorzinho E.C
13. E.C Matonense - Araçá
14. Esporte Clube Vitória - Bordão do Velho
15. Canário Milan E.C - Ingazeiras
16. Califórnia F.C
17. Cantins F.C
18. Monte Alegre E.C
19. São Benedito FC
20. Martins E.C
21. E.C Monterrey - Trapiá/Martins
22. Canarinho FC - Agrovila/Cachoeira
23. E.C Cruzeiro do Angico de Baixo
24. Clube Atlético dos Grossos
25. Morro Dourado F.C
26. Salgadinho
27. Tipi/Caiçara/Mocó*
28. São Benedito II (Chico Ká)
___
Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte::::
(*) Ainda a confirmar
LEIA MAIS EM:

Thursday, October 7, 2010

Poeta Popular de AURORA grava duas apresentações para programa da TV Diário



Sob o patrocínio da Prefeitura Municipal por intermédio da Seculte-Aurora o jovem poeta-violeiro de Aurora Cícero Cosme que também é funcionário da secretaria de Cultura local encontra-se na capital cearense participando de gravações na TV Diário para duas apresentações no programa “Ao Som da Viola” que tem como apresentador o renomado repentista Geraldo Amâncio.

A primeira apresentação acontece no próximo domingo, dia 10 a partir das 7:30h no canal 14 na TV Diário. Já a segunda participação do poeta popular aurorense está prevista para o domingo posterior, ou seja, dia 17 no mesmo horário.

Cícero Cosme se apresentou em parceria com outra revelação do repente pernambucano o poeta Wenes Oliveira que por sinal é irmão do já conhecido repentista Francinaldo Oliveira.

Em contato telefônico com o secretário José Cícero, o repentista de Aurora se disse muito satisfeito com o resultado da sua apresentação que não por acaso, foi motivo de elogio, inclusive do apresentador do referido programa. Ao ponto de já ter sido convidado para participar de uma apresentação especial dia 11 na cidade de Barbalha dentro do projeto de poesia e trova Patativa do Assaré.

Acerca de quatro meses atrás, a secretaria de Cultura de Aurora também viabilizou as apresentações de Cícero Cosme e o poeta mirim Alex das Oiticicas, naquela ocasião na TV Verdes Vale de Juazeiro do Norte.

“Aurora é, por excelência, um grande celeiro de talentos artísticos do Cariri e nós não podemos deixar de mostrá-los para o resto do país e para o mundo”, externou o secretário José Cícero. “Além do mais é preciso relevar, que estamos contado hoje com um prefeito que tem demonstrado um profundo apego às diversas formas de manifestações da cultura popular aurorense”, finalizou.

Todos os telespectadores aurorenses estão sendo convidados a conferir pela telinha da TV Diário na manhã de domingo a apresentação do artista da terra.

Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.


LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

www.aurora.ce.gov.br

www.jcaurora.blogspot.com

www.blogdaaurorajc.blogspot.com





Wednesday, October 6, 2010

Já está funcionando em AURORA o projeto “Leitura Esporte Clube”





Alunos do LEC, Secretário José Cícero, Rdo Tabosa e equipe do Núcleo de Esporte da Seculte-Aurora

Na manhã desta terça-feira(5) a secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) do município de AURORA-Ce; deu início a 1ª fase do projeto ‘Leitura Esporte Clube’ junto aos atletas mirins atendidos pelas escolinhas de futebol que ora funcionam nos bairros Araçá e São Benedito. Incluindo as crianças e adolescentes do Projeto Segundo Tempo e do Bolsa Esporte todos desenvolvidos pela Seculte/PMA.
São mais de 200 crianças divididas em quatro categorias que serão trabalhadas por meio de uma série de atividades teórico-pedagógicas e práticas no tocante à questão da Leitura e da escrita. A aulas serão desenvolvidas em dois turnos(manhã e tarde) nas dependências da antiga estação ferroviária onde já funciona a biblioteca pública.
Além das atividades pedagógicas, a Seculte estará oferecendo aos participantes reforço escolar e atividades lúdicas , de lazer, além de oficinas de cordel, teatro e de trabalho artesanais com materiais recicláveis.
O projeto Leitura Esporte Clube terá como coordenador geral o jovem poeta Cícero Cosme, Cícera Virgínea e Erivan de Lavor todos funcionários da Seculte.
“Iremos ainda atrelar o projeto LEC as diversas atividades da Biblioteca, como também aos projetos Palmas do Sertão de arte cênicas e de apresentações cinematográficas com filmes e documentários que retratam a realidade regional, disse o secretário da pasta o professor José Cícero.
Haveráuma seleção prévia de obras da literatura infantil, juvenil e de cordéis que serão problematizadas junto a criança, além de contação de estórias encenadas, comentários acercas dos livros escolhidos como também oficinas com vistas a produção escrita tudo isso no sentido de despertarmos em todos eles o gosto pela leitura e pelos livros em geral, disse.
Cumpre destacar que o prefeito Adailton Macedo vem dando total apoio a todas as atividades relacionadas a área de cultura e do esporte aurorense. Posto que ambas as atividades constituem duas ferramentas importantes para o processo de inclusão social defendidos pela gestão municipal.

Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte
.
LEIA MAIS EM:

Tuesday, October 5, 2010

Aurora - Ce, uma grata recordação do Cariri Cangaço 2010.

A prefeitura Municipal de Aurora - Ceará, através do secretaria de Cultura já iniciou o envio dos certificados de participação do 1º seminário "OS 83 ANOS DA PASSAGEM DE LAMPIÃO POR AURORA".

Em nossa opinião este foi um dos melhores momentos do Cariri Cangaço.


Quero agradecer e parabenizar mais uma vez ao secretário, nosso confrade José Cícero, ao prefeito José Adailton de Macedo e à toda equipe pela iniciativa, empenho, receptividade e atenção que tiveram para com todos os participantes do evento, culminando com a qualidade deste.

Att. Kiko Monteiro.

publicado no: http://lampiaoaceso.blogspot.com/

Friday, October 1, 2010

Integrantes do Projeto Segundo Tempo de Aurora estão de Luto



Jovem Maria LUANA de Souza do PST de Aurora falecida nesta quinta-feira
Os atletas mirins do Projeto Segundo Tempo da cidade de Aurora estão de Luto em virtude do inesperado falecimento da jovem Maria Luana de Souza de 8 anos ocorrido na última quinta-feira(30). Ainda há dúvida acerca da verdadeira doença que levara a óbito a jovem estudadante. Um laudo das autoridades médidas está sendo aguardado a qualquer momento.
Aluna do colégio Romão Sabiá, Maria Luana era uma das atletas mirins do PST - núcleo do Araçá que atualmente funciona na quadra Poliesportiva no período da tarde. Luana, era uma das crianças mais aplicadas do projeto e querida por todos, assim expressou o monitor de esportivo Damião Gomes responsável pelo segundo tempo junto a Secretaria de Esporte local.
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte(Seculte) através dos monitores e atletas mirins do PST prestarão as últimas homenagem durante o féretro previsto para às 16 h. O corpo está sendo velado na sua residência a rua Projetada com Parque Sabiá no bairro Araçá.