Monday, March 26, 2012

À Memória imorredoura de Chico Anysio - Por José Cícero

Morreu Chico Anysio. De longe o mais completo artista que este país já produziu. Talento versátil e criativo incomparável, cujos tipos de sucesso por ele criados e protagonizados constituem(até hoje) um verdadeiro recorde.
Além do humorismo inteligente, foi ainda: ator, diretor, roteirista, pintor, locutor(radialista), cantor, comentarista esportivo, cantor, cronista e escritor. Um verdadeiro gênio do rádio e da TV brasileira. Um verdadeiro monumento da cultura e da arte brasileira de todos os tempos.
Não me esquecer do velho humorista com o seu plantel de estrela na famosa escolinha do professor Raimundo. Tampouco da lendária Chico City dos anos 70. Assim como da sua parceria com Arnaud Rodrigues em Baiano e Novos Caetano com o sucesso musical 'Folia de Reis'. Assim como do seu livro o 'enterro do anão', bem como dos seus comemtários de todos os domingos na TV quando o Fantástico ainda era fantástico. Sua imagem me será para sempre, posto que quase tudo nela era de fato marcante e inesquecível... O comediante que marcou profundamente a minha infância e adolescência.
A morte de Chico - este cearense de Maranguape - é mais uma prova de que o que realmente fica para sempre dos homens, quando da passagem pela vida terrena são de fato, as boas obras. As ações humanistas. Os verdadeiros gestos de bondade como grandeza impagáveis, diante do próximo. Além do grau do desprendimento, modéstia e simplicidade perante os pequenos.
Por esse motivo, diria que Chico Anysio ficará eternizado na memória afetiva de todos os brasileiros. Muito especialmente, junto daqueles que ele ajudou no mundo artístico. Chico é o mais autêntico ícone do humor inteligente. Artífice por mais de seis décadas de uma obra deveras incomensurável.
A inteligência contida na inventavidade de mais de duzentos dos seus personagem é algo realmente superlativo. Um recorde inigualável. Além do exemplo prático com que ajudou e estendeu a sua mão amiga e solidária a todos quantos lhe procuraram. Diferentemente de muitos outros, como o próprio Renato Aragão( o Didi).
Figuras humanas como Chico Anysio não morrem nunca. Como disse o poeta, apenas se encantam. Posto que permanecerá eternamente, tanto na lembrança quanto no coração agradecido do povo. Foi ele o eterno palhaço da boa-nova. Uma unanimidade nacional. Razão pela qual diremos sem medo de errar; que Chico é simplesmente insubstituível.
"O brasileiro é o único povo que consegue ri da sua própria miséria", dizia ele num ar de graça. E mais: "Quem não for meu amigo é porque não presta...".
O mais triste não é somente vê-lo partir agora, de modo inesperado dos palcos da vida, mas a forma discutível como a TV Globo ao longo da última década o colocou literalmente na geladeira. Preterindo-o em favor daquilo que "eles" chamam de modernidade. Mas que no fundo, não passa de um humor negro, pobre, fraco e previsível. Um formato pífio e sem nenhuma graça; como por exemplo o que vem sendo apresentado no enlatado e descartável programa "Zorra Total". Uma clássica e notória inversão de valores. Algo simplesmente inexplicável. Um modelo que só emburrece e apressa ainda mais o caminha para a mesmice.
E agora que o nosso Chico morreu a Globo ensaia uma pantomina chorosa, pondo no ar, reportagens e entrevista com seus artistas novelengos, todos tecendo rasgados elogios ao velho humorista. Então, a pergunta que não quer calar: Por que há anos praticamente encostaram o Chico Anysio? Mesmo mantendo o seu contrato de artista global?
Sem Chico Anysio o Brasil ficou um pouco mais triste. Mas a Globo, por seu turno, nunca mais se igualará sequer ao que foi a inesquecível e não menos famosa "Chico City".
Em tempo: Se Deus o chamou agora, certamente será porque está faltando mais alegria no céu.
Adeus mestre Chico Anysio! Seu talento artístico e sua grandeza de espírito serão para sempre grandes marcas da sua presença imorredoura entre nós...
Saudades eternas...
.......................................................................
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
........................................................................
LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

Tuesday, March 20, 2012

AURORA: Secretário de cultura participa em Fortaleza com o deputado Chico Lopes de audiência no IPHAN

Secretário de Cultura José Cícero, Dep. Federal Chico Lopes(PCdoB) e a superitendente do IPHAN-CE Drª Juçara Peixoto Silva


Outras imagens da sede da superitendência do IPHAN em Fortaleza e da audiência
O secretário de cultura de Aurora professor José Cícero participou na última sexta-feira(16) em Fortaleza na companhia do deputado federal Chico Lopes(PC doB) de audiência com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional – IPHAN no Ceará, Drª Juçara Peixoto.

A audiência, agendada pelo gabinete do parlamentar comunista aconteceu na sede da superintendência do Ceará localizada ao lado do Teatro José de Alencar no centro da capital cearense. Na pauta, o processo de aquisição do prédio da antiga estação ferroviária – um dos mais belos e ricos patrimônios histórico-arquitetônico de Aurora – que a pasta de cultura local juntamente com o prefeito Adailton Macedo está lutando para revitalizá-lo no sentido de dá um destino sociocultural àquele monumento histórico . “Pretendemos fazer da antiga estação, que por sinal é algo que temos de majestoso do nosso passado arquitetônico e memorialista, um centro cultural com outras ferramentas afins promovento oportunidades de lazer e cultura no seu entorno. Algo que, além de preservá-lo às gerações futuras, possa igualmente dá-lhe um destino efetivamente sustentável, notadamente sob o aspecto educativo e cultural junto à comunidade”, garantiu o secretário.

Também fez parte da pauta do encontro no IPHAN a preservação do antigo prédio do coronel Xavier – o fundador de Aurora, que inclusive já pertence ao município; comprado que foi no início da gestão do prefeito Adailton Macedo. E que por sinal, já está recebendo as primeiras intervenções no sentido de preservá-lo, com reformas empreendidas com recurso do próprio município.


Além do velho e histórico sobrado ao lado da matriz, a prefeitura adquiriu ainda o casarão da Reffesa que depois de completamente revitalizado, serve agora como sede da Seculte-Aurora. “Já estamos com o projeto de lei de tombamento destes equipamentos prontos para ser enviado para à câmara. Para tanto, estamos vendo alguns detalhes com o Dr. Sebastião Rangel e Nardeli Campos da assessoria jurídica da prefeitura, explicou JC. Cumpre destacar que, além da reforma inicial, também já foi realizada uma recuperação da estação, onde já funciona a biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe.

Na próxima semana, a Seculte enviara para o IPHAN em fortaleza a documentação necessária para dá início ao processo de concessão do espaço. Além do projeto arquitetônico do local e as devidas justificativas de utilização cultural. “Há uma evidente preocupação por parte da atual gestão no que tange a preservação da nossa memória histórica. Isso é o que chamamos de sustentabilidade cultural e os nossos prédios mais antigos precisam ser cuidados e preservados”, disse.

Estádio Municipal do Araçá:

Junto ao deputado Chico Lopes, o chefe da pasta de cultura de Aurora professor José Cícero também reivindicou em nome do prefeito Adailton Macedo, recursos necessários com vistas às obras de execução o quanto antes do gramado, alambrado e vestiários do estádio municipal. O parlamentar solicitou por oportuno, também o envio deste outro projeto para seu gabinete em Brasília. Serão, sem dúvidas, mais uma importante conquista conseguida pela gestão do prefeito Adailton Macedo.

..................................................
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.

LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

Tuesday, March 13, 2012

Empossada em Fortaleza nova diretoria da AFA-CE.



Filhos e amigos de Aurora residentes em Fortaleza durante o ato festivo-cultural

Solenidade oficial de posse da nova diretoria da Assoc. dos Filhos e Amigos de Aurora-CE.
Faixa de divulgação da solenidade da AFA em frente ao centro cultural da vila Pery em Fortaleza
























Outras imagens do evento festivo da AFA no centro cultural da vila Pery em Fostaleza
Aconteceu na tarde do último sábado, dia 10 de março a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora residentes em Fortaleza- AFA. O evento ocorreu no centro cultural Mavignier de Carvalho na vila Pery na capital cearense. Muitos aurorenses, amigos de Aurora e diversos outros convidados prestigiaram o acontecimento que se transformou num verdadeiro ato festivo e cultural de congraçamento da grande colônia de aurorenses e simpatizantes da terra do Menino Deus radicados nas plagas fortalezenses.
Num clima de muito entusiasmo e alegria os filhos e amigos de Aurora participaram deste que foi, um dos mais movimentados e organizados eventos da AFA na capital alencarina. Ocasião em que estiveram presentes, além dos associados da entidade o prefeito Adailton Macedo, o mais novo desembargador do Estado e filho da terra Dr. Evaldo Leite, o vereador Chico Henrique, Dr. Paulo Henrique, ex-prefeito Alcides Jorge, Paulo Quezaso, Dr. Tadeu Ribeiro, o apresentador Silvino Neves, o secretário de cultura professor José Cícero, dentre outros.
O início do ato oficial de posse se deu com a formação da mesa por todos os membros da diretoria. Seguida da fala do então pesidente Dr. Tarciso Leite que na oportunidade fez um breve balanço da sua gestão e com muito otimismo deu posse oficial ao novo presidente José Wilton Fernandes que, igualmente, no seu discurso expressou sua vontade e determinação de com ajuda de todos fazer com que a AFA se consolide cada vez mais.
Na sequência falou o prefeito Adailton Macedo que igualmente se mostrou bastante feliz em estar participando pela segunda vez de mais um ato solene da entidade, ocasião em que também desejou êxito a nova diretoria assim como ao presidente Wilton Fernandes e, ainda aproveitou dentre outras coisas, para falar um pouco do seu trabalho acerca da sua gestão frente aos destinos de Aurora. Houve ainda quase no final do acontecimento, o sorteio de uma sanfona, cuja mesma foi ganha pelo jovem Petrônio Lira.
Após as fomalidades oficiais de posse (a cargo de Sebastião Maciel(Bastim) e Beto Campos), aconteceu um bonito ato cultural com a participação da jovem dupla de repentistas de Aurora formada pelos poetas populares: Cícero Cosme e Vicente Bié, além de uma saborosa feijoada acompanhada de uma boa e tradicional paçoca sertaneja. Após a apresentação dos violeiros a animação ficou por conta do trio forró de pé de serra.
...........................................................

Membros eleitos no dia 19 de novembro de 2011 para gerir a AFA no biênio 2012/2013:

· Presidente - José Wilton Fernandes,

· Vice-Presidente - Francisco Nemésio Ramalho,

· Diretoria Executiva:

· Paulo Henrique Leite (1º. Secretário),

· Francisco Airton do Amaral Coelho (2º. Secretário),

· José Juracy de Macêdo (1º. Tesoureiro),

· Romildo Magalhães (2º. Tesoureiro),

· Francisco Alberto Leite Macêdo (Diretor Administrativo),

· Maria Josélia Fernandes (Diretora de Comunicação),

· Antônio Wilde Fernandes (Diretor Social),

· Sebastião Pereira Maciel (Diretor de Projetos Sociais),

· Regina Célia Pinheiro de Sousa Maciel (Diretora para Assuntos Municipais),

· Francisco Pereira Torres (Diretor Jurídico),

· Francisco Roberto Leite Campos (Diretor de Estratégias Sociais), Marcolina M. P. Campos (Assessora de Comunicação);

· Conselho Superior de Ética:

· Vicente Bandeira de Aquino Neto (Presidente),

· Paulo Napoleão G. Quezado (2º. Vice-Presidente),

· Moacir Soares Pinto (3º. Vice-Presidente),

· Luis Evaldo Leite Gonçalves (4º. Vice-Presidente),

· Maria Nailde Pinheiro Nogueira (5ª. Vice-Presidente),

· Sóstenes Tavares Luna (Secretário Geral);

· Conselho Fiscal:

· Margarida M. Santos (Presidente),

· Denise M. Pinto (Conselheira),

· Maria Leite de Araújo (Conselheira),

· Josefa Cely de O. Pinto (Conselheira),

· Maria Imaculada L. Gonçalves (Conselheira).

--------------------------------------------------------
Da Redação do BLOG DE AURORA

LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

www.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

Fotos: JC e Adriano Souza(Blog de Aurora).

EM TEMPO:VEJA OUTRAS IMAGENS DO EVENTO NO SLIDE SHOW AQUI NO Blog de Aurora
***A partir de Terça-feira confira também no Blog oficial da AFA em: www.afaurora.blogspot.com