Wednesday, December 28, 2011

Meio Ambiente: “Pinga” que te quero vivo...

Por José Cícero*
Imagens: 1- Cachoeira/Rio Salgado MV, 2 - equipe: JC, Kledsin, Bruno, Marx, Zuis e Wesley; 3- Equipe, 4 - idem.









Imagens da incursão a Cachoeira(rio Salgado) em direção a nascente do "Pinga" de M. Velha

Uma pequena análise sobre as ameaças que pesam sobre o Bioma da Cachoeira e a nascente do “Pinga” do rio Salgado em Missão Velha

Num passado não muito distante ele era tido como um local famoso – Uma nascente como tantas que noutros tempos abundavam pelo Cariri equilibrando a vida e, em especial a vazão cotidiana do rio Salgado. Antes, toda a cidade pelos menos sabia da sua existência ao contrário do que ocorre nos dias atuais. Visto que era uma das muitas maravilhas naturais da não menos famosa e lendária Cachoeira de Missão Velha. Todos os habitantes o sabiam pelo nome natural de batismo sertanejo , ou seja, “O Pinga” da Cachoeira ou da Lapinha.

Um ‘olho d’água’ que outrora abasteceu com suas límpidas águas, gostosas e azuladas boa parte da então pequena elite missãovelhense. De tão boas, havia até quem apostasse nas suas propriedades medicinais. “Água boa de beber que inté dá pena de gasta no lavar” costumavam dizer as antigas lavadeiras dos rios. Hoje, certamente a tal modernidade a chamaria de “mineral”. Mas, como se percebe, nenhum destas qualidades foram suficiente, o bastante para livrá-lo do atual descaso e do estado de abandono no qual está relegado e submetido como que por castigo.

Protegida por um conjunto de árvores altas e frondosas a nascente permanece ali calma e tranqüila como a olhar para nós. Árvores de troncos enormes com suas raízes sedimentadas sobre as rochas e os lajedos. Algumas espécies conhecidas, outras nem tanto. Muitas até frutíferas tais como Jenipapos, Oliveiras, Mangueiras, além de catolé, oitis, jatobás, cajá, imbu dentre outras. De maneira que nos arredores do “Pinga” era como se estivéssemos todos protegidos por uma grande cobertura natural. Tamanha era a sombra. O sol estava quase a pino e o calor daquela tarde insuportável. Mas, na beira da nascente a sensação era completamente diferente. Um micro clima aprazível marcado pela mais absoluta frescura dos ventos. Um ar-condicionado natural a que todos deveriam experimentar. Quem sabe assim, despertassem para a importância da defesa e da preservação desta maravilha.

Nos anos idos, era comum encontrar pelas veredas daquelas matas um certo senhor sertanejo de pele escura quase tostada pelo sol. Um tangedor de animal – morador do local – a conduzir sob o lombo do seu jumento duas ancoretas contendo o precioso líquido do “Pinga” para os potentados da cidade, principalmente o Dr. Raimundo Alves antigo proprietário do terreno onde a pequena nascente está localizada. Nunca me esqueci daquele homem ‘estradeiro’ com seu asno, todos os dias, pacientemente nas suas idas e vindas a levar a água do “Pinga da Lapinha” para a cidade.

Devido a distância e a dificuldade do acesso ao local cercado de mata quase fechada e de um solo acidentado e pedregoso, não era barato a “carga d’água” do “pinga”. De modo que, beber da água do pinga em casa era, por assim dizer, quase um luxo e para poucos. A água do velho “pinga” da cachoeira era a “mineral” a que todos consomem com facilidade agora. Algumas delas vindo de muito longe e até de outros estados. De modo que hoje, o ‘pinga’ perdeu o seu antigo valor. Caiu no anonimato da história. Ficou esquecido. E aos poucos está sendo engolido e devorado pela pressa e o imediatismo de uma geração dos três “is” - ignorante, insensível e indiferente, as verdadeiras riquezas que a mãe natureza nos legou pela história afora.

Mas, por incrível que pareça a fonte do “Pinga” não morreu. Está lá tranqüila e silenciosa como um cristão da vida resignado com o seu sofrer. Vivendo toda a sua solidão, cochilando sobre os imensos lajedos que margeiam o Salgado desde as belas quedas da Cachoeira. O “Pinga” não morreu, mas corre risco de morte, caso permitamos que o seu sofrimento se prolongue além do suportável.

O abandono do campo também feriu de morte o velho “Pinga”. Ninguém mora mais por ali. A casa de pedra, a única que existia nas imediações por mais de duas décadas encontra-se abandonada, destruída pelo tempo, caindo aos pedaços. As matas tomaram conta de tudo, como se quisesse de volta aquilo que os homens tomaram-lhe um dia e não se deram ao trabalho de preserva, por não “saber cuidar”.

O teto da casa desabou. Contudo algumas das suas antigas paredes ainda estão de pé. Apenas o velho pé de imbu insiste em resisti com seu aspecto verdejante e com seu grosso tronco enrugado a rolar pelo chão como uma serpente enorme. Quem sabe a nos mostrar que de fato a máxima euclidiana de que “ o sertanejo é antes de tudo um forte”.

Porém, não é apenas o “pinga” que está a correr sério risco de desaparecer. A bioma da caatinga em seu entrono, assim como todo o manancial da Cachoeira e do rio estão sob a mira do tiro de misericórdia. Há sinais de destruição dentro da mata. Clareira e derrubadas, veredas rasgadas por máquinas e explosões para a retiradas de um tipo pedras bastante requisitadas para as modernas construções citadinas. Assim como caminhos e caminhos feitos pelo gado bovino criado de modo embrenhado naquela caatinga da cachoeira de Missão Velha. Mas, felizmente ainda é possível se ouvir o canto de pássaros silvestres, árvores endêmicas frutificando e outros bichos. Fauna e flora insistindo na sua antiga e necessária harmonia. De modo que aquilo tudo junto nos invade os olhos, as narinas tocando a nossa pele como se fosse um afago de Deus deixando em nós um pouco de perfume e refrigério.

De resto, andar pelos antigos caminhos que nos levaram ao “Pinga” foi como mergulharmos dentro de nós mesmos. Uma sensação de paz interior nunca dantes experimentada em nossas vidas sertanejas. Algo que, sobretudo nas grandes cidades não tem preço.

A natureza, como se percebe está fazendo sua parte. De sorte que, depois desta prosaica incursão ecológica e memorialista peço aos meus conterrâneos missãovelhenses em particular e ao povo do Cariri em geral, que não permitam mais este crime. Não deixemos o “Pinga” morrer. Tampouco o Salgado se envenenar. Do contrário, o futuro certamente não nos absolverá...

.............................
Prof. José Cícero
Aurora - CE.

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com
Fotos: Kledson, JC, Marx e Wesley.

Friday, December 23, 2011

Realizações da SECULTE-AURORA durante o ano de 2011...


Com o empenho e os esforços redobrados de toda nossa equipe de trabalho, assim como o apóio decisivo do prefeito Adailton Macedo, conseguimos realizar durante o ano de 2011 um grande leque de ações que, modestamente, consideramos importantes no sentido da execução do nosso projeto cultural e esportivo.
Muito ainda teremos que realizar, contudo, sairemos de 2011 de cabeça erguida ante a consciência do dever cumprido. Ainda, com a convicção de que travamos o bom combate em favor de uma Aurora mais digna, plural, democrática, cidadã, melhor para todos e culturalmente viável.
Por fim, a certeza de um futuro promissor é o que nos anima a prosseguir lutando num verdadeiro exército do bem, junto a todos os aurorenses que como nós, jamais abdicaram do sonho de uma Aurora possível, fraterna, moderna , saudável e feliz.

Sempre na perspectiva de um município mais próspero e socialmente justo. No qual todos os cidadãos possam conviver em harmonia numa verdadeira cultura de paz. Sem perdermos de vista a necessária valorização da nossa própria história. Ante o otimista do presente e a capacidade de se manter sempre acesa a chama da esperança no futuro que nos chegará em 2012.

Que os espíritos da inteligência, da justiça e da bonança nos sejam motivos de alegria e de felicidade. E que o ano vindouro nos traga e assegure novas conquistas coletivas. E assim nos encham de contentamento e graças plenas. Que em 2012 o Sr. Menino Deus nos guie, ilumine e guarde para todo o sempre.

(*)José Cícero
Seculte/Aurora
----------------------------------------------------------------------------------

Algumas das Ações realizadas pela Seculte-Aurora durante o ano de 2011

· AuroraFolia – Carnaval Popular e concurso de blocos carnavalescos.

· Dia do Desafio contra a inatividade 2011 C/ Sesc-Cariri

· Partida de exibição entre seleção de Aurora x Guarani de Juazeiro.

· Entrega de 41 uniformes as equipes participantes da II Copa Aurora e do campeonato juvenil de futebol.

· Participação de Aurora no I Seminário Internacional de Maria Bonita na BA.

· Exposição João Cândido – o Almirante Negro – c/ Funda. BB.

· Museu Itinerante – 'Caravana do meu Padim' (sede e Tipi).

· Lançamento do sinal da TV Novo Tempo: canal 16 em Aurora.

· II Exposição 'Aurora Iconográfica' – Fotografias antigas de Aurora na Estação Ferroviária.

· Melhorias do espaço e Ampliação do acervo bibliográfico da Biblioteca Pública Municipal Antonio J. de Alencar Araripe.

· Projeto cultural “Sextas de Repente” de apóio e incentivo aos repentistas da terra.

· 1º Encontro de Arte e Cultura do município.

· Comemoração do dia 1º de maio com festa popular, atividades culturais e esportivas.

· Elaboração e sistematização do Plano Municipal de Cultura.

· II Feira de Artesanato, peças de artes e produtos da agricultura familiar(Ação Social e Sec. de Agricultura).

· II Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora em parceira com a AFA-CE.

· Projeto “Cine Sertão” – Produção, lançamento e exibição pública do curta 'Vicente Finin'(produção local)

· Filmagens do curta: “Amor e traição nas quebradas do sertão” (em andamento).

· Exibição pública do filme-documentário: “O último Apito" sobre a história da ferrovia no CE, incluindo a participação de Aurora.

· Elaboração do Guia e roteiro turístico de Aurora.

. Apoio ao representante(Mestre de Cultura) de Aurora no encontro anual dos 'Mestres do Mundo'.

· Exposição ‘Estação das Artes’ – de escultura e pintura de artistas locais( prédio da Estação).

· Preparação do tombamento oficial de prédios antigos de Aurora - Patrimônio histórico-arquitetônico(Casarão da Seculte, Estação ferroviária e do cel. Xavier).

· Revitalização da antiga Estação Ferroviária e reivindicação junto ao IPHAN para a sua aquisição total e tombamento.

· Criação do Brasão oficial do município(a ser enviado para a Câmara)

· II Conferência Municipal de Cultura.

· Elaboração do calendário festivo-cultural do município.

· Apresentações de repentistas populares da terra nos principais eventos públicos do município.

· Realização da obra: escultura gigante - ‘Cristo de Areia’ durante a semana santa pelo escultor Cizin.

· Comemoração: Festa do Trabalhador.

· Solenidade/Noite de Lançamento da Copa Aurora de Futsal.

· Adesão do Município de Aurora ao Sistema Nacional de Cultura.

· 3º torneio Masculino e feminino de Futsal( Dia 1º de maio).

· Encontro Municipal de atletas, desportistas e dirigentes de equipes.

. Programa Mais Cultura do Gov. Federal(Min. da Cultura) para melhoria de bibliotecas públicas.

· Realização do II Seminário Cariri Cangaço - edição 2011 sobre a trama da Ipueiras para a invasão de Mossoró.

· Comemoração do 128 anos de emancipação de Aurora – Festa do Município 2011.

· Contratação de grandes atrações musicais de renomes para as festividades municipais.

· Comemorações do dia 1º de maio – Dia internacional do Trabalho.

· II Festal Junino – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas.

· Construção da quadra poliesportiva de Ingazeiras(Com cobertura metálica).

· Criação do ateliê de pintura da Seculte – com o artista Arnaldo da Ingazeiras.

· Exposição permanente de Artes e Ofícios (Talentos da terra) na sede da Secretaria de cultura.

· Conquista do Projeto ‘Bolsa Esporte’ para os atletas infanto-juvenis das escolinhas da Seculte.

· Realização da II Copa Aurora de Futsal com 5 categorias: infantil, juvenil, adulto, feminino e veterano.

· Realização do projeto – Escolinha de futebol ‘ Nova Aurora’.

· Apóio as atividades esportivas, torneio de futebol da zona rural e distribuição de bolas a várias equipes da sede, distritos e da zona rural.

· Ofertas de uniformes a algumas equipes de futsal amador.

· Proposta de renovação e ampliação do programa Segundo Tempo para a sede e o distrito de Ingazeiras.

· Formação da Seleção de Futebol Máster de Aurora.

· Construção das arquibancadas do estádio municipal (em fase de conclusão).

· Proposta e elaboração para a 1ª Conferência Municipal de esporte.

· Formação do conselho municipal de Cultura.

.Apóio e realização de torneio de Futsal feminino.

· Formação do Conselho Municipal de Esporte (em andamento).

· Proposta para a criação da Academia Aurorense de Letras(em andamento).

· Elaboração do projeto com vistas a revitalização e municipalização da nova Banda de Música do Município com instituição da escola de música maestro Esmerindo Cabrinha.

· Proposta de edificação do marco – memorial da fazenda Ipueiras.

· Realização do projeto “Esporte na minha cidade (Sesporte) com a presença da ex-jogadora da seleção brasileira de Vôlei – Virna Dias.

· Criação da Companhia de teatro amador da Seculte.

· Mapeamento de todos os equipamentos culturais do município - Inventário Municipal de cultura.

· Cadastramento municipal de artesãos e artistas da terra.

· Levantamento e registro de todas as equipe de Futsal(Masculino e feminino), bem como de futebol de campo existentes no município.

· Organização do cronograma de atividades esportivas diárias na quadra poliesportiva voltadas para a população.

· Apoio para o lançamento do CD gospel “Gratidão a Deus” da dupla: Cícero Cosme e Suzianny Batista.

· Prosseguimento do funcionamento diário da ‘Academia da Praça’.

· Apoio e incentivo ao esporte amador, artistas e artesãos, dentre outras iniciativas.
.................................................
Da Redação do Blog da Aurora.

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

NOTÍCIAS DA TERRA: Atenção Participantes do Seminário ‘Cariri Cangaço’ 2011 edição de Aurora

Senhores e Senhoras participantes do Seminário 'Cariri Cangaço' seção de Aurora-CE edição 2011.

Vimos informá-los que os CERTIFICADOS de participação no referido evento já lhes foram enviados esta semana via Correios.

Ao tempo em que, igualmente, Solicitamos aos que porventura não deixaram seus endereços residênciais por ocasião do cadastramento e, que desejarem receber a certificação por gentileza nos envie o quanto antes nos seguintes e-mails: jccariry@gmail.com e/ou seculteaurora@hotmail.com. Inclusive, os que ainda não receberam o certificado da edição 2011.
Secretário de Cultura, Turismo e Desporto – Seculte
Aurora-CE.

-----------------------------------------------------

Secretaria de Cultura promoverá em janeiro noite de autógrafo e lançamento de obras de autor aurorense residente em Fortaleza
José Cícero, Fausto e Adriano Souza na sede da Secretaria de Culrura de Aurora

Em meados de janeiro de 2012 como parte da programação do Projeto “Sextas de Repente” a secretaria de Cultura do município(Seculte) realizará o lançamento e noite de autógrafo das obras: 'Adolescência – a grande transição; Além da Vida e da Morte e Histórias dessa e de outras vidas', ambas de autoria do aurorense há muito radicado em Fortaleza o Sr. Luiz Cezar Carneiro Rodrigues, nascido e criado no sítio Caiçara de Aurora.
Para o qual a Seculte-Aurora, desde já convida toda a comunidade aurorense. A data exata do acontecimento será divulgado em breve pela pasta.

Com vistas a esta iniciativa, o secretário José Cícero recebeu esta semana na sede da secretaria o Sr. Fausto(também filho da terra) radicado na capital cearense, grande divulgador cultural das citadas obras. No início de janeiro, a Seculte estará divulgado o acontecimento. "Ao meu ver, são três obras de grande valia humanista, sobretudo por conta da mensagem edificante que contêm, notadamente de cunho espiritualista e educacional, disse o secretário. "De modo que recomendo e convido desde já, todos os educadores, os entusiastas da leitura, estudantes, formadores de opinião e a comunidade aurorense em geral, a vir conhecer de perto, por ocasião da noite de lançamento na Seculte, tanto o trabalho quanto o seu autor", concluiu.

Livro sobre a mártir Francisca – a santa popular de AURORA:

“Com vistas a aproveitar este importante ensejo cultural iremos igualmente formular convite ao jornalista do Diário do Nordeste: Dellano Rios que recentemente escreveu um livro sobre a Mártir Francisca, intitulado – "O povo fez sua santa". Como muitos já o sabem Mártir Francisca é considerada 'a santa popular de Aurora'. O objetivo da Seculte é no sentido de que o mesmo possa possa fazer o lançamento da obras na terra da nossa mártir que é o tema central do trabalho” explicou o secretário José Cícero.

Para entender um poucos mais sobre a Mártir Francisca:

Trata-se da história de uma jovem camponesa barbaramenre assassinada com 11 facadas em 1958 por seu ex-noivo na entrada da cidade(vázea de conta-sítio Mororó).
"Protagonista de uma tragédia em Aurora (Região do Cariri), Francisca Augusta da Silva se tornou “Mártir Francisca” e, a partir daí, surgiu o culto em sua memória. Cinquenta e três anos após o fato, Mártir Francisca e o processo de canonização espontânea são temas do livro".

Todos os que fazem a Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto - Seculte-Aurora: Desejam aos aurorenses e nossos internautas Votos de Feliz Natal

FELIZ NATAL !...
Esplendoroso Ano-novo de muitas realizações, saúde e prosperidades tanto em espírito, quanto em matéria.
São os votos dos que fazem a Secretaria de Cultura e Esporte de Aurora-CE.
Brindemos com entusiasmo e alegria o ano-bom de 2012...

Tuesday, December 20, 2011

Aurorense residente em SP visita sede da Secretaria de Cultura de AURORA

Vanilda, filha e irmão com JC na sede da Secretaria de Cultura e Esporte de Aurora-CE.


Imagens da visita de cortesia da filha de Aurora à sede da secretaria de cultura

Na tarde desta última segunda-feira (19 de dezembro) tivemos a grata surpresa de receber na sede da Secretaria de Cultura uma aurorense de boa cepa, por sinal, grande admiradora do nosso trabalho, assim como de tudo que vem sendo postado no Blog de Aurora.

Trata-se da digníssima senhora VANILDA que na oportunidade, se fez acompanhar da sua filha, Danielle(foto), assim como de um dos seus irmãos residentes na terrinha.

Vanilda reside há mais de duas décadas na capital paulista, mas nunca se deixou esquecer das suas raízes, vez que devota um amor muito grande por sua terra natal. Basta ler os inúmeros comentários postados por ela no nosso Blog de Aurora. E que por sinal, mesmo na distância é uma leitura assídua de todas as notícias relacionadas a gestão municipal, bem como da produção literária encetada por este modesto secretário de cultura.

De modo que, nós da Seculte assim como toda equipe do Blog de Aurora nos sentimos por demais honrados em receber esta nobre filha de Aurora.

Num passeio como se ver, bastante rápido, Vanilda e sua filha Daniele aproveitam para visitar parentes, amigos e matar saudade. Hospedadas na aprazível residência da sua genitora no sítio Martins, ambas estarão retornando para a terra da garoa no próximo dia 29. Uma pena, as duas não poderem passar o ano-bom no solo salgadiano. Todavia, foi uma surpresa das mais agradáveis recebê-las aqui no nosso modesto espaço cultural...

Nossos sinceros votos de agradecimentos pela deferência da visita, somados ao desejo de um feliz natal e um ano-novo recheado de realizações, saúde, prosperidade e paz. Que o bom Deus as cubram de plena graças.
------------
José Cícero
Seculte-Aurora
Blog de Aurora.
...................................
LEIA MAIS EM:

WWW.prosaeversojc.blogspot.co
WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br
WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

Monday, December 19, 2011

Cruzeiro vence Bragantino por 1 x 0 e é o novo campeão da Copa do Iborepi

Lance anterior ao gol de Tatau, que decidiu a partida em favor do Cruzeiro de Lavras

Veterano Tatau que além de marcar o gol do título fez a diferença como o cérebro do time














Imagens do evento esportivo no distrito de Iborepi - Créditos: Blog de Aurora

Aconteceu na tarde deste domingo(18 de dezembro) a final da Copa N. Srª das Dores de futebol( Taça Vereador Assis Lucena) do aprazível distrito de Iborepi município de Lavras da Mangabeira. A partida envolveu os dois finalistas da competição: Cruzeiro de Lavras x Bragantino de Amaniutuba. Foi uma partida das mais agradáveis e disputadas da competição, tendo o Cruzeiro vencido o Bragantino pelo placar de 1x0 com um fol marcado nos primeiro 10 minutos do 1º tempo numa cabeçada maravilhosa do camisa 8 Tatau.

A equipe cruzeirense que já é bi-campeã lavrense abiscoitou mais este título com muito mérito, porque foi bastante regular durante todo o campeonato, disse um dos organizadores do evento. Além de 3 mil reais o Cruzeiro recebu das mãos do ex-prefeito Carlos de Olava e Dr, Tavinho um belo troféu, assim como o segundo colocado.
As medalhas foram entregues aos jogadores campões pelo atleta Dodó. Um grande número de torcedores lotou literalmente o “Bezerrão” - o campo de jogo da comunidade. A partida foi transmitida ao vivo pela rádio Vale do Salgado através do radialista Paulo Sérgio que no intervalo entrevistou o secretário de Esporte de Aurora José Cícero, o jogador Dodó, Carlos de Olavo, bem como o grande promotor da competição, Cícero do Iborepi.

Na sua fala, Cícero do Iborepi agradeceu a todos os que colaboraram com o evento, inclusive fez questão de ressaltar, na oportunidade, o apóia da Prefeitura de Aurora através da sua pasta de Esporte, assim como ao prefeito Adailton Macedo e demais parceiros. Também criticou os que, além de não ajudarem o esporte local, ainda criticam de maneira injusta. O radialista Paulo Sérgio, também elogiou de público, todo o trabalho que ora vem sendo desenvolvido no Esporte de Aurora, muito especialmente as obras e ações importantes já empreendidas pela gestão municipal por intermédio do prefeito Adailton Macedo.

Copa do Iborepi: Resistência e Organização -

Há que se destacar entre outras coisas, a organização e o grande senso de responsabilidade dos promotores do evento a frente o conceituado desportista local Cícero do Iborepi que não mediu esforços para fazer daquela competição nada mais, nada menos, do que a maior daquele município. Estiveram presentes ao acontecimento, além de torcedores locais e da Cidade de Lavras, várias autoridades e desportistas convidados da região circunvizinha tais como: o ex-prefeito Carlos de Olavo, Dr. Tavinho, o secretário de Cultura e Esporte de Aurora José Cícero, o representante do prefeito de Baixio juntamente com toda sua comitiva, presidentes de equipes participantes, assim como o atleta aurorense Dodó jogador do Atlético goianiense.

O trio de arbitragem foi formado por: Ricardo(Juiz) da cidade de baixio, auxiliado por João de Lavras e por Luciano André de Aurora. Por sinal, uma arbitragem realmente impecável que contribuiu para que a disputa ficasse muito mais emocionante. O time campeão também contou com um atleta de Aurora, trata-se do jogador Arnaldo.
"Cícero do Iborepi é muito mais que um desportista admirável, ele é um parceiro a que todos os que gostam de verdade deste esporte deveriam agradecer pelo seu empenho de verdadeiro herói futebolístico, combatendo sempre o bom combate", disse o secretário José Cícero.

A equipe de reportagem do Blog de Aurora também esteve no local fazendo a cobertura através do repórte fotográfico Adriano Souza.
......................................
Da Redação do Blog de Aurora
Fotos: JC e Adriano Souza

LEIA MAIS EM:

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com