JC, com o ten. João Gomes de Lira entre Bosco André, Jack de Witte e Manoel Severo em Nazaré-PE
Aristéia era uma das últimas cangaceiras ainda vivas da história do cangaço sertanejo. Ela estava iternada desde segunda feira, dia 23 com sério problemas de saúde. O sepultamento da mesma ocoerrá domingo(29) no Capiá da Igrejinha de Canapi - Alagoas solo em que nescera.
“Ela nunca chegou a lutar ao lado de Lampião. Aristéia fazia parte do grupo de Antonio Moreno (marido de Durvinha) e dizia que só viu Lampião quando a cabeça dele e do grupo de cangaceiros foram expostas em uma escadaria na cidade de Piranhas (AL), após serem mortos em uma emboscada na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), no ano de938."
Depoimento:
"Quando participei em março de 2011 do 1º seminário internacional de Maria Bonita ocorrido na cidade de Paulo Afornso-BA, além de Canindé de São Francisco-AL e Piranhas-SE (incluindo a gruta Angico) tive o prazer de visitar Aristéia em sua residência sob os aupícios do camarada Manoel Severo, ante a grata companhia dos pesquisadores: Jack de Witte(o francês) e Bosco André(M.Velha) na cidade onde ela morava - Delmiro Gouveia-AL.(foto).
O que foi para mim um prazer incomensurável ter a rara oportunidade de conversar demorada e agradavelmente com aquela verdadeira lenda do cangaço nordestino. Um momento inesquecível. Ela era uma figura humana deveras alegre, amigável e cortês. Portanto, um diálogo recheado da mais pura história... algo que presumo não ter preço.
Na mesma ocasião do seminário também estive em Nazará da Floresta-PE com o célebre volante dos Nazarenos - históricos combatentes do bando de Lampião - o tenente João Gomes de Lira(foto) também recentemente falecido. Rezamos desde já por ambos..."
José Cícero -
Pesquisador do cangaço
Conselheiro do Cariri Cangaço
Aurora-CE.
------------------------------------------------------
LEIA MAIS EM:
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
No comments:
Post a Comment