![]() |
José Cícero |
Porquanto se encontrar muito além de qualquer tradução puramente etimológica,
por meio da qual os vocábulos adquirem sua mais alta significação sentimental.
Diríamos no entanto, que Aurora, em última instância, é pura emoção dos sentidos...
De modo que a sua melhor definição reside na forma de como realmente sentimos o mundo
Aurora é esse orgulho saudável e provinciano com o qual contrapomos aqui e alhures o tédio e a monotonia de viver sem razão;
Um elevado estado de autoafirmação que experimentamos onde quer que estejamos. Uma lembrança feliz. Uma vontade de se está sempre junto calcada na esperança e na necessidade do reencontro e do eterno devir.
Aurora é esse ímpeto de coragem a nos impelir sempre para frente. Como se o futuro fosse a intercessão definitiva de todos os caminhos possíveis. Isso porque em Aurora, tudo o mais é aprazível e atemporal.
Aurora é, como diria Espinoza: a mais verdadeira perspectiva da eternidade postas indefinidamente em nossas mãos. Sereia sertaneja a nos envolver completamente com o seu encanto e o seu feitiço de mulher amada. Razão de estarmos todos condenados a amá-la pela vida a fora e para o todo o sempre. Quem sabe, como uma criação shekesperiana, Aurora é a vitalidade de uma juventude indomável a fustigar todo o nosso sangue como se fosse o índio Cariri a se preparar para à guerra.
Aurora é a história viva de um povo forte e destemido que aprendeu lutando superar-se a si mesmo, tanto na desventura, quanto na adversidade para jamais se deixar ser escravo de ninguém.
Aurora é o gracioso sorriso de um futuro alvissareiro, como crianças de braços abertos ansiando abraçar todos aqueles que lhe adoram e amam de verdade. A hospitalidade, a bravura e a solidariedade do homem sertanejo encarnada no bondoso ofício e na presteza de sempre ser útil.
Aurora é também mulher, por isso a beleza, a delicadeza, a inteligência e a sedução com que se impõe diante da contemporaneidade de tudo o mais que lhe cerca e lhe adorna, fazendo-a muito mais bonita, bondosa e cativante.
É esta saudade ressabiada e distante, gritando forte dentro da gente que nunca se cala nem se acalenta. Literalmente a emoldurar todo o nosso ser, tão somente por não nos permitir conhecer tempo ou distância que nos faça sofrer.
Aurora é esse sentir indescritível de grandeza cívica e interior com que sempre encaramos, genuflexos , a figura altiva do Sr. Menino Deus.
É ainda, por assim dizer, a certeza infinita de que todos os caminhos inapelavelmente nos levarão a ela. A esperança em pessoa, a nos emprestar sempre que necessitamos, a utopia e o sonho de viver. O sonho possível de felicidade como salvaguarda para a nossa luta infinda e cotidiana. Celeiro maior de humanistas e de artistas.
Por fim, Aurora é um estado de espírito...
Ser aurorense, portanto, não tem preço.
Todo o resto é pura saudade ou solidão.
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora - CE.