Friday, January 14, 2011

Aurora, um pouco do futuro agora...

Por José Cícero
Hoje, mais do que nunca governar passou a ser uma atitude de pura coragem. No mais das vezes, pela imperiosa necessidade que os atuais gestores estão tendo de quebrar antigos paradigmas. Alguns destes, historicamente arraigados no senso comum das pessoas, como o de que a gestão pública de um modo geral é uma fonte inesgotável de recursos. E que por isso, tudo deve e tudo pode em nome da velha politicagem rasteira, em seus gritantes desacordos com os elementares princípios da ética e da legalidade.
Esta cultura da inversão dos valores ainda hoje tem conseguido criar dificuldades para os que têm aspirações verdadeiras e tentam a todo custo se nortearem pelos caminhos da probidade administrativa em nome do bem-comum e do desenvolvimento social em todas as suas variantes.
Contudo, ainda existe, por assim dizer, um verdadeiro corolário de incompreensões, além de um montão de outras críticas injustificáveis que juntas recaem como enxurradas sobre os ombros daqueles que têm a chancela democrática para dirigir os destinos da população. E não se cometa a inverdade de se afirmar que tais críticas com suas imprecauções naturais são apenas oriundas da massa desinformada e despolitizada. Porque isso não corresponde a verdade dos fatos.
Muitas destas críticas infundadas e injustas fazem parte de um plano sórdido dos que não conseguem enxergar mais nada, que não o caminho do poder. Portanto, são realidades plantadas deliberadamente na cuca dos que, infelizmente, não conseguem enxergar o óbvio e assim, se deixam levar pela falácia dos espertalhões de plantão. E eles fazem isso como uma autêntica lavagem cerebral no sentido de introjetar na mentes do seu eleitorado e outros apaniguados políticos, uma versão que não existe no tocante a conjuntura municipal.
Porém, como se costuma dizer: um fato... Uma imagem fala mais que mil palavras. De sorte que, aqui em Aurora não pode ser diferente. Há um leque enorme de obras e ações já empreendidas pela gestão municipal de uma ponta a outra da cidade e nos bairros periféricos, assim como em todos os quadrantes municipais. Algo que já a coloca na dianteira de todas as gestões anteriores, mesmo estando apenas na metade do seu mandato. No Cariri Oriental é possível a configuração de Aurora como um dos municípios que mais avançaram no período.
Todavia, nunca foi tarefa das mais fáceis o empreendimento de mudanças avançadas quando os padrões políticos tendem a destoar em relação a esta nova realidade. Mas, como afirmou Leonardo Boff: o certo e necessário têm força. É fundamental saber cuidar. E todo sociedade que almejam construir um futuro melhor para todos, precisa saber cuidar do seu presente como quem cuida de si mesmo.
Por conta disso, diria agora que, para governar, além de coragem será necessário muito desprendimento e muita ousadia em se fazer efetivamente o que é certo. Porque neste modus operandi é que nasce efetivamente a importância dos que se imaginam grande.
Em termos de Aurora, diríamos que esta atitude ousada está sendo aos poucos empreendida pelo jovem prefeito Adailton Macedo, através de um extenso conjunto de obras de considerável valor social. A tal ponto de causar nos seus visitantes ou mesmo nos aurorenses que estão fora por apenas dois anos, ser possível experimentarem a singular sensação de que a cidade se mudara de lugar.
Entretanto, dentre tantas outras, a maior obra que certamente já fora consignada pela atual gestão, diria que foi a realização do Concurso público. Uma iniciativa corajosa e que demonstra de uma vez por todas, a seriedade e a vontade de fazer melhor e diferente. Tudo isso podemos chamar de investimento no futuro...
É certo dizer igualmente, que as grandes obras só são verdadeiramente reconhecidas com tal na posteridade do amanhã. E uma vez os grandes homens públicos da história só ficaram notáveis e imortais, porque se doaram por uma causa nobre e justa que acreditaram sem a preocupação mesquinha de querer colher frutos imediatos daquilo que se plantava de modo instantâneo.
Ao que tudo indica em Aurora deverá ser assim.
___
LEIA MAIS EM:

No comments:

Post a Comment