Wednesday, April 10, 2013

INFORMES SECULT: Alunos do colégio Romão Sabiá fazem visita pedagógica a sede da secretaria de Cultura do município

Da Redação

AURORA: Alunos da escola Romão Sabiá localizada no bairro Araçá realizam visitação à exposição fotográfica iconográfica  e acervo de artes na sede da secretaria de cultura e turismo do município

Estudantes do 5º ano do colégio municipal Romão Sabiá  estiveram visitando na manhã da última terça-feira(9) a sede da secretaria de Cultura e Turismo(Secult) do município. Ocasião em que puderam conhecer de perto, dentre outras coisas, o acervo de fotografias antigas de Aurora através da exposição Iconográfia instalada no local, além de um sem-número de  obras de artes no campo da escultura, pintura, literatura de cordel e artesanato que também fazem parte do projeto expositivo cultural da secretaria.
Os estudantes do Romão Sabiá estiveram acompanhados das professores Edvânia Landim e Valdízia Torquato, bem como da própria coordenadora pedagógica da escola Ana Cláudia Lira.
A visita, segundo o secretário da pasta professor José Cícero, faz parte do projeto intitulado  "Memória: Aurora histórica e cultural" que vem sendo desenvolvido pela Secult no sentido de difundir junto à população, notadamente o segmento jovem e estudantil um pouco mais da história do município e dos seus valores culturais através de imagens de época  e  obras de artes genuinamente aurorenses.
A exposição, conforme explicou, assim como todo o acervo  da Secult está  sendo aberto à visitação técnica e pedagógica dos educandários da sede, distritos e zona rural; quer sejam da rede municipal, estadual ou particular, como inclusive da população em geral, disse. 
As escolas por seu turno,  podem utilizar o acervo como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas, sobretudo como mais um atrativo com vistas à fomentação do ensino e da  aprendizagem extrasala. completou.
.........................
Da redação do Blog da Aurora e da Secult.
Fotos: João Silva
.............................................................................................

Secretário de Cultura participa de entrevista no programa Interação da rádio Sol Nascente FM

Da Redação
Fotos durante a entrevista no programa Interação na FM 91 de Aurora

O programa 'Interação' da rádio Sol Nascente FM 91 de Aurora apresentado todo final de semana pelo professor Ronaldo Santos teve como convidado da manhã deste sábado(6) o pesquisador e atual secretário de Cultura e Turismo do município o professor José Cícero. 
Durante o programa desta manhã  foram abordados no decorrer de toda a entrevista uma extensa gama de assuntos, tais como:  Educação, Política internacional, Violência, Ufologia, Poesia, música, Espiritismo, Política e Literatura.
Como ainda: Ecologia, Os Penitentes da ordem santa cruz, Lampião, Cel. Xavier , Cultura, Cariri Cangaço, além de atualidades e da  história local e outros assuntos relacionados ao trabalho que vem sendo desenvolvido junto a  secretaria de cultura do município.
Trata-se de um programa que tem como formato a mescla da entrevista  com os grandes sucessos musicais do passado. Pautado sob os mais diversos temas de interesse da comunidade, como bem disse o entrevistado,  "trata-se um programa que se constitui como um grande diferencial no atual contexto da radiofonia, não apenas de Aurora, mas da região caririense como um todo", disse. 
"Algo que vai ao encontro de todos aqueles que almejam um melhor papel social a ser efetivamente desempenhado pelo rádio", completou. O programa vai ao ar todas as manhãs de sábado, a partir das 8h.
...........................
Da redação do Blog de Aurora
http://jcaurora.blogspot.com.br/2013/04/condenacao-dos-pistoleiros-e-absolvicao.html
Fotos: Alcean Sax
LEIA MAIS EM:
e  no Facebook
-------------------------------------------------------------------

Secretário de Cultura do município retoma pesquisa sobre Catatumba do sítio Tunga supostamente pertencente à filha do Cel. Xavier

Da Redação
Secretário José Cícero e o vaqueiro Cíção do  sítio Tunga ao lado da catatumba
Promessa alcançada: Casal de agricultores(D.Izaura e seu Silvino)
Velha catatumba supostamente da filha do cel. Fco. Xavier de Souza
Histórica catatumba do sítio Tunga em meio a um Mandacaru e uma Jurema

Fruto de um intenso trabalho de pesquisa, túmulo encontrado no sítio Tunga  pode pertencer a uma das filhas do coronel Francisco Xavier de Souza, co-fundador de Aurora, diz secretário de cultura


Tendo em vista a sua participação como um dos palestrantes convidados na abertura do II  Grande Encontro  da família Xavier  que acontecerá de 13 a 15 de julho, inicialmente nas cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha no Cariri cearense. Depois em Exu e Serrita no estado do Pernambuco, o professor José Cícero, secretário de cultura do município, revisitou na tarde desta última sexta-feira(5) no sítio Tunga, o local onde encontra-se edificado o túmulo que, segundo dizem, pertence a uma das filhas do coronel Francisco Xavier de Souza - o fundador de Aurora.
A primeira vez que o assunto veio à baila ainda no ano de 2007 foi através de reportagem especial publicada na 'revista Aurora' escrita por JC resultante de uma exaustiva pesquisa de campo  em parceira com o professor Luiz Domingos de Luna. "Até então, pouco ou quase nada se sabia sobre o histórico e  inusitado fato", disse.

Para entender a matéria:
Cartaz do Encontro dos Xavier
Tendo chegado em Aurora provavelmente em 1831, vindo do Aracati no litoral cearense, o  então  alferes Francisco Xavier de Souza logo contraiu matrimônio(pela segunda vez) com Maria dos Santos Xavier(de Souza) filha do lugar, de cujo casamente veio ao mundo: Aristides Xavier  de Souza, Antonio, Carminda e Francisca. 
Há quem diga, conforme rumores dos mais antigos de que a  referida sepultura do sítio Tunga  tenha sido supostamente da primeira filha do coronel nascida em Aurora. Quer seja, Carminda Xavier de Souza. Vitimada que foi pela terrível enfermidade que naquela época era denominada de "bailarina" , ou seja, a cólera. Doença que arrasou populações inteiras nos anos idos.
Num tempo em que todos os que morriam de bailarina(cólera) ou Lepra(Hanseníase) mesmo pertecentes à família potentada, não podiam ser sepultados nos cemitérios comuns. 
Prática que era terminantemente proibida, inclusive pela igreja católica. Dentre outras coisas, devido o alto poder do contágio que a todos amedrontava em face das intensas e sucessivas epidemias registradas naqueles tempos.
Em conversa com moradores das imediações, o professor José Cícero descobriu um casal de agricultores - D. Izaura e Seu Silvino - (foto) que por conta de uma promessa alcançada para "um filho que cegou de um olho e, depois se curou", todo dia 13 de dezembro, consagrado a Santa Luzia vai ao local para rezar o terço e acender velas. 
Por sinal, o terço deste ano será celebrado pelo grupo dos penitentes da irmandade da Santa Cruz.
......................................
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato
Créditos das Fotos:
JC e Jean Charles e cartaz Arquivo FX.

LEIA MAIS EM:
e no Facebook

No comments:

Post a Comment