Sunday, September 22, 2013

Aurora fez do Cariri Cangaço uma grande festa...

Da Redação
Pref. Adailton Macedo no momento da sua fala na abertura do seminário
 
Participação do grupo de Penitentes no momento da litania e oblação
Penitentes da Ordem Santa Cruz d'Aurora
Dr. Vicente Landim de Macedo no momento da Palestra
Apresentação da jovem dupla de repentistas da terra: Alex e Edivânio
Mesa dos debatedores: Ivanildo, Juliana, Lamartine e José Cícero
Jantar no CSU para  os visitantes amigos do Cariri Cangaço
Painel do Cariri Cangaço: Marica Macedo do Tipi
Jantar no CSU regado a bo
Dupla de poetas  violeiros da terra - Alex e Edivânio

Participantes do CC durante o jantar no CS

POPULAÇÃO DE AURORA PRESTIGIA NOITE DO CARIRI CANGAÇO EM SUA EDIÇÃO 2013

Numa noite de celebração Aurora promoveu um verdadeiro (re)encontro do passado com o presente, através de mais uma edição do Seminário Cariri Cangaço. Uma discussão que trouxe como tema a célebre e controversa história de Marica Macedo do Tipi. Ela que ao lado de D. Fideralina de Lavras da Mangabeira compôs a histórica dupla de matriarcas do Cariri Oriental, razão porque não foi à toa que ficaram  também conhecidas sob a alcunha de  "as conéis de saia" do sertão.
Na sua fala o prefeito Adailton Macedo ressaltou a importância do CC  para o fortalecimento da história de Aurora e da região, assim como da figura histórica de Marica Macedo, o que também foi enfatizado pelo secretário de cultura José Cícero. 
Já o curador Manoel Severo, além de elogiar a organização do evento local também ressaltou o papel de Marica Macedo na história do Cariri, assim como destacou o empenho do prefeito Adailton e do secretário JC durante as três edições em que Aurora sedia o acontecimento. Na mesa dos debates, também se pronunciaram a Drª Juliana Schiara(Quixadá), Dr. Lamartine Lima e o Dr. Ivanildo Silveira(Natal), ambos foram unânimes  quanto a interessante história de Marica Macedo, bem como na formidável explanação do palestrante da noites. Todos também elogiaram  a Cidade e a organização do evento.
A explanação acerca da história de Marica, ficou a cargo do seu neto, o Dr. Vicente Landim de Macedo radicado na capital federal há mais de meio século. Uma palestra, por sinal, das mais ricas e esclarecedoras  para todos os que desejam sempre aprender um pouco mais sobre os acontecimentos marcantes tanto de Aurora quanto dos sertões do Cariri e do Nordeste. Algo que jamais poderia ser dispensado, principalmente pela comunidade acadêmica, estudantes, professores e formadores de opinião de um modo geral.
Entrada do auditório
O auditório da escola técnica ficou literalmente  pequeno diante do grande número de pessoas que compareceu ao evento, além de pesquisadores nordestinos e familiares da homenageada. Uma grande caravana  de entusiastas dos temas sertanejos e lampiônicos capitaneada pela curadoria do Cariri Cangaço também compareceu ao seminário. Sem que antes realizaram visitações técnicas ao antigo casarão do clã Macedo na vila Tipi e a famosa  fazenda Ipueiras que um dia pertenceu ao coronel Isaías Arruda. 
A comitiva também visitou a antiga estação ferroviáriA local do antedado contra o cel. Isaías Arruda em agosto de 1928. Em seguida, o Casarão da Reffesa sede da secretaria de cultura e turismo.
Figuras ilustres e reconhecidas do tema do cangaço e da história dos sertões  estiveram presente em Aurora
participando do acontecimento, dentre as quais o Dr. Lamartine de Lima, a antropóloga e professora da UERJ Luitgarde Oliveira Cavalcanti  Barros, o renomado escritor do cangaço Antonio Amaury Correia, Archimedes Marques, Antonio Villela, os pesquisadores Kydelmir Dantas e João de Sousa Lima entre outros. 
No aspecto das atrações culturais, destaques para a notável participação do grupo dos Penitentes da Ordem santa Crz de Aurora que abrira o evento, seguida da dupla de violeiros da terra - uma das mais jovem do Nordeste - formada pelo irmãos  Alex Luna e Edivânio Luna do sítio Oiticica, cuja performance agradou e encantou a todos os que estavam presentes.
 

Verdadeira festa marcou a noite do Cariri Cangaço na cidade de Aurora

A curadoria do CC também homenageou no final  o prefeito Adailton Macedo, o Dr. marcolino Lira, o Dr. Vicente landim de Macedo e a fila do coronel Isaías Arruda - Orlandina Bruno Arruda de Figueiredo(ver fotos).
Após a solenidade, o município ofereceu a todos os convidados e visitantes uma belo jantar regado a muito forró de pé de serra animado pelo Trio Forró Pesado nas dependências do Centro Social Urbano(CSU)  na vila Paulo Gonçalves. A ornamentação centrada na temática sertaneja tanto do auditório quanto do CSU  foram itens que chamaram a atenção dos presentes, em virtude do esmero e da elegância com que foram confeccionados e construídos uma trabalho da equipe da Secult-Aurora.
Na mesma oportunidade o Dr. Vicente Landim de Macedo apresentou o seu novo trabalho literário - 'Tipi, de arbusto à distrito' - que será oficialmente lançado no sábado, dia 21 na comunidade do Tipi com apresentação dos repentista mirins Alex e Edivânio. Onde também ocorrerá a celebração de uma missa na capela local oficiada pelo bipso Dom Fernando Panico.
O Cariri Cangaço que teve início no último dia 17  ocorre em sete municípios caririenses tratando dos mais diferentes assuntos intimamente ligados à temática sertaneja e nordestina. O mesmo prosseguirá até  domingo dia 22, cujo encerramento acontece na cidade do Crato.
Um acontecimento que, conforme opinou o secretário José Cícero "de tão festejado, eclético, rico e participativo já começa a deixar saudades...Um verdadeiro marco no calendário festivo e cultural da região. Algo que no seu conjunto expressa as grandes qualidades sul cearenses, tendo como pano de fundo a própria realidade das gentes do Nordeste nas suas agruras, resistência, sofrimento, arte, cultura e valentia. E que igualmente projeta e evidencia no além-fronteiras as artes, os valores e a história de todos os municípios envolvidos. Que venha logo 2014", disse.
.................................
Da Redação do BLOG DE AURORA.
LEIA MAIS EM:
www.afaurora.blogspot.com
e no Orkut e  Facebook.
Fotos: Adriano de Sousa Anão/JC Secult

No comments:

Post a Comment