sexta-feira, 2 de maio de 2014

ENFOQUE CULTURAL >

AURORA EM NOTÍCIAS > Secretaria de Cultura promove reunião com vistas a criação da nova Banda de Música

Após a aprovação do projeto de lei que cria e municipaliza a Banda de Música local o secretário de cultura e turismo professor José Cícero se reuniu na tarde da última quinta-feira( dia 1º de maio) na sede da Secult com todos os músicos que irão compor a nova banda Sr. Menino Deus de Aurora (fotos acima).
Na pauta, a apresentação do Projeto, o regimento interno, os 28 novos instrumentos musicais recém adquiridos pela prefeitura, além da decidão para a  criação da escola de música que homenageará o maestro Esmerindo Cabrinha.
Secretário de cultura José Cícero
O secretário apresentou ainda  as principais diretrizes que nortearão o funcionamento da banda que, conforme explicou, deverá está funcionando num primeiro momento no prédio da antiga estação ferroviária que irá ser devidamente recuperado e em seguida, após as obras de revitalização do casarão do Cel. Xavier deverá ser transferida para o novo local, isto é, o centro cultural Aldemir Martins no centro da cidade, ao lado da matriz.
Noventa e nove por cento dos músicos aurorenses estiveram presentes ao encontro, alguns que se encontravam viajando mandaram seus representantes.  O regente da nova banda de música será o professor Damião Tavares que na ocasião teceu elogios a iniciativa do prefeito Adailton Macedo e do seu secretário de cultura quando a criação, apoio, resgate e municipalização da banda. 
O prefeito em face de outros compromissos não pode participar deste primeiro encontro acerca da criação da banda que deverá está sendo lançada e inaugurada oficialmente em julho dentro da programação do encontro dos filhos e amigos de Aurora AFA.
"Vamos redobrar nossos esforços no sentido de que possamos tão logo fazer o lançamento da banda, quem sabe em julho por ocasião da festa da AFA que acontece em parceria com a gestão municipal", disse o secretário. Além da escola Esmerindo Cabrinha, disse ele, também iremos recriar o grupo de flauta mirim e quem sabe, um pouco mais  a frente, abrir espaço para o ensino de violão e teclado. 
As inscrições para a escola de música serão abertas em breve na sede da secult-Aurora, completou.
-----------------------------------------
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: J. Silva.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook. 
......................................................................

Prefeito Adailton Macedo inaugura monumento comemorativo aos 190 anos da passagem  e prisão de Frei Caneca em Aurora.

Na manhã da última quinta-feira - 1º de maio, feriado  internacional do trabalho - foi inaugurado no sítio Juiz região de Ingazeiras a 21 km da sede de Aurora o Obelisco em homenagem  à Frei Caneca, um dos líderes da Confederação do Equador que ali foi preso em novembro de 1824 após confronto contra as tropas do Império.
Estiveram presentes à solenidade, além do prefeito Adailton Macedo,  os secretários de cultura e turismo José Cícero, de saúde Gean Passos, dos transportes Jussier Alves, de Ação Socail Bernadete Gonçalves, como ainda o ex-prefeito João de Zeca, a secretária de cultura de Lavras da Mangabeira Cristina Couto, Ruy Gabriel e o presidente da Academia Lavrense de Letra professor Jeová. Como também professores, estudantes, diretores de escolas e representantes do distrito de Ingazeiras e comunidades circunvizinhas. Além do presidente do sindicato da acgricultura familiar Alexandre Alves e várias autoridades convidadas.
Na abertura aconteceu a apresentação da dupla de repentistas da terra, os irmãos Alex da oitiçica  e Edivânia Luna.
O monumento foi edificado pela secretaria de cultura local sob os auspícios da gestão municipal no sentido de assinalar os 190 anos da passagem do revolucionário pernambucano pelo território aurorense que seguia em direção ao Crato. No Juiz de Aurora Caneca foi preso com cerca de 600 revoltosos sendo reconduzido ao Recife onde um ano depois foi fuzilado, juntamente com outros companheiros, inclusive com execuções em Fortaleza, a exemplo do célebre padre Mororó. Sendo o fim do movimento libertador que envolveu rebeldes de Pernambuco, Paraíba e Ceará.
A iniciativa conforme o secretário José Cícero, tem o propósito de difundir e resgatar junto a nova geração uma das mais importantes páginas da história do Brasil que por quase dois séculos se manteve escondida. Frei Caneca portanto, enfatizou ele; 'é um dos heróis mais autênticos da nossa história, assim como a confederação do Equador  se constituiu num dos mais belos e significativos movimentos de libertação revolucionária do nosso país entre os 16 ocorridos só no Nordeste, sobretudo pelos ideais que defendia e pelo feito eminentemente popular', finalizou o secretário.
Tanto o prefeito Adailton, quanto a secretária Cristina de Lavras, durante suas falas também ressaltaram o caráter  pioneiro e simbólico da iniciativa como fatores de reconhecimento cívico e histórico do passado de lutas do Brasil.
Capitaneado pela secretaria lavrense em parceria com a gestão de Aurora, Sousa na Paraíba e a Assembleia Legislativa do Ceará dentre em breve será produzido um documentário sobre a passagem de Frei Caneca por esta região. Oportunidade em que serão feitas filmagens em todo o percurso feito no século XIX por Caneca por toda a região.
Ao som de tradicionais pifeiros regionais ocorreu o encerramento do ato público quando foi servido um lanche a todos os presentes.
--------------
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: Adriano de Sousa Anão.
.............................................................................

Foto Intrigante é feita por jovens às margens do Rio Salgado em Aurora

Foto com imagens estranhas: ver as partes circuladas

Fotografia feita nas margens do Salgado vem chamando a atenção e a curiosidade de internautas

Sempre que o rio Salgado enche logo se transforma de vez num verdadeiro ponto de atração. Um autêntico cartão-postal de Aurora, município onde percorre cerca de 42  km do seu território e praticamente divide a cidade ao meio. 
Alguns não se contentam apenas em registrar sua beleza de modo fotográfico, mas arriscam, inclusive, um bom banho e um mergulho como nos velhos tempos em que o "rio do Cariri" era mais romântico e mais saudável.
Atualmente  com a popularização dos aparelhos celulares munidos de câmaras, fotografar a beleza natural do velho rio tem se transformado numa verdadeira febre pela população. De forma que, diversas imagens do rio aurorense tem sido postadas todos os dias nas redes sociais, principalmente no Facebook e mídias afins. 
Foto da enchente do Rio Salgado em Aurora - CE.
Mas, uma imagem em especial feita na tarde do último domingo tem chamado a atenção pela presença de um detalhe no mínimo estranho e pra lá de inusitado. Pelo menos é o que acham todos os que já viram e comentaram a foto publicada inicialmente na internet(facebook).
Depois de tirar diversas fotografias às margens do rio num local entre o sítio Santa Bárbara e o Poço do meio(atrativo natural) já nas proximidades da sede(Alto da Cruz) a jovem Francisca Patrícia se assustou quando ao chegar em casa viu o que havia aparecido na foto que fizera ao lado de um outro amigo. Uma pessoa estranha ao ambiente apareceu no registro fotográfico, quando na imagem é possível se ver partes do seu corpo. (Ver foto 1ª acima). Outros registros acerca do tal acontecimento ainda não foram disponibilizados.
Equipe entrevista jovem da foto
Reportagem do Blog de Aurora entrevista principal protagonista do fato:
Com vistas a checar a veracidade do fato a equipe da secretaria de cultura(Secult)  e do Blog de Aurora(foto ao lado) compareceu na manhã desta terça-feira(15) à residência da jovem Patrícia com o fito de confirmar toda a história. Além de verificar in loco a imagem original feita via celular que, aliás, conforme avaliou a equipe, parece demonstrar não ter havido nenhuma montagem ou qualquer outro tipo de artifício sensacionalista.
 
POSSIBILIDADES EXPLICATIVAS:
 
Prof. JC e equipe durante entrevista
De acordo com o editor do Blog de Aurora o professor José Cícero, (caso não seja um fato simples) há duas possibilidades de se explicar razoavelmente o acontecimento. A primeira seria por meio  da parapsicologia sob a ótica da chamada projeções mentais sugestionadas ou pela dupla fotografada ou pelo próprio indivíduo que realizou a imagem.  
A outra, seria pela visão Espírita com outros desdobramentos de pessoas já desencarnadas com ou sem ligação direta com os envolvidos nas imagens. No entanto, ressaltou, que o fato necessitaria de uma análise mais profunda, criteriosa e acurada, principalmente por parte de especialistas em ambos os assuntos, concluiu.
..................................................
Da redação do Blog de Aurora
Aurora - CE.
fotos: anexas Jean Charles
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário