Friday, October 9, 2009

Secretaria da CULTURA de Aurora cria espaços para os artesãos Gil Chagas e Dil André



A Secretaria de Cultura do município de AURORA no Cariri instala em sua sede no centro da cidade, ateliê dos artesãos Gil Chagas e Dil André; dois dos mais conhecidos artistas-artesãos populares da cidade.
Dois dos mais exímios e reconhecidos artesãos aurorenses mantêm seus ofícios artísticos em ateliês especialmente montados na sede da Secretaria de Cultura de Aurora no centro da cidade. O espaço além de impulsionar a produção de ambos os artistas também se mantêm aberto à visitação diária da população, notadamente dos estudantes dos educandários públicos e particulares de Aurora.
Há alguns meses a Secretaria de Cultura de Aurora vem desenvolvendo um intenso trabalho voltado para a fomentação artística através da instalação de um ateliê localizado na parte baixa do chamado 'Casarão da Cultura' – antigo prédio conhecido como a 'casa do agente', adquirido pela Prefeitura, tombado e revitalizado e, onde desde janeiro funciona a sede da Seculte. O ateliê foi recebido como muito entusiasmo tanto pelo artesão Dil André quanto pelo talhador Gil Chagas, dois dos mais importantes e conhecidos artistas populares de Aurora. A produção de ambos segue agora em pleno vapor, diz o secretário, de modo que várias peças de artes já foram produzidas - frutos da iniciativa organizada pela secretaria de Cultura local. No último sábado, por ocasião da visita do ministro José Pimentel à Aurora, duas obras produzidas na Seculte foram doadas à guisa de presente ao representante de Lula. Além de uma quadro humorístico contendo a charge de Adailton e José Pimentel. Ambas as peças agradaram sobremaneira o ministro que, agradecido pela gentileza cultural, fez questão de agradecer durante seu discurso ressaltando por seu turno a excelência do potencial artístico de Aurora. Em novembro, quando acontece a semana do município, a secretaria pretende montar um stand no centro da festa em praça pública, onde haverá uma pequena amostra expositiva contendo os trabalhos dos dois artesãos e de outros talentos da terra, explicou o secretário de Cultura José Cícero. “Também estamos estreando outras oficinas de teatro e de artes e ofícios com desenhos artísticos, escultura, trabalhos manuais em tecidos, pinturas e confecção de peças ornamentais a partir de materiais recicláveis”, disse.
Pretendemos viabilizar estes espaços para a visitação cultural e pedagógica dos estudantes das escolas públicas e privadas de todo o município, finalizou o secretário.
“Já temos uma pequena exposição na nossa sede e em breve iremos transformar o porão da Seculte num museu temático com ênfase na história e na cultura de Aurora” enfatizou o secretário. O 'casrão da cultura' como vem sendo chamada o prédio histórico, sede da Seculte, encontra-se aberto à visitação pública de segunda à sexta com uma exposição permanente de peças de artes, antiquário, esculturas, artesanatos, pinturas e belas paisagens bucólicas e urbanas de Aurora. Cumpre destacar que o prefeito Adailton Macêdo já manteve contato com os proprietários do antigo casarão do Cel. Xavier, vizinho à matriz , uma edificação de 1731. O prefeito pretende adquirir mais este patrimônio, testemunho vivo da história aurorense. Também está havendo conversações com o IPHAN no sentido da aquisição definitiva do prédio da estação ferroviária, com vistas a implantação do café cultura, espaço de exposição, ilha digital, museu e ampliação da biblioteca(que já funciona no local), afirmou o secretário. No espaço da seculte também acontece as primeiras atividades desenvolvidas pela Cia de teatro aurorense da Seculte. Da Redação do blog da Aurora e do jc

No comments:

Post a Comment