Tuesday, November 29, 2011

Estação de Aurora – 91 anos de história - Por José Cícero


1-Casarão do agente(adquirido e revitalizado pela Prefeitura) atual sede da Sec. de Cultura. 2-antiga residência do agente da estação de Ingazeiras.


Estação Recuperada(Exposição de imagens antigas festa da AFA)


1- Antiga residência do agente da estação recuperada pela atual gestão onde abriga a sede da Seculte. 2- Antiga caixa d'água recuperada pela seculte-AuroraPMA


1- Estação de Aurora(1957) 2- Estação de Aurora(1948)

1- Como estava até 2008 servindo ao depto. de Limpeza e almoxarifado. 2- Hoje após revitalização servindo à biblioterca pública Ant. de Alencar Araripe.

No último dia 7 de setembro a velha estação do trem de Aurora completou 91 anos de existência. Uma data das mais significativas. Um verdadeiro marco na história sociopolítica e cultural do município aurorense.

Inaugurada no distante 7 de setembro de 1920(5 anos antes da de Ingazeiras(foto) e, depois Barbalha, Juazeiro e Crato) a estação ferroviária de Aurora, malgrado todo o ostracismo que sofrera ao longo destes anos, ainda hoje mantêm-se de pé, bela, majestosa e oponente como quem com altivez e ousadia está a desafiar a miopia de muitos; assim como a indiferença de tantos outros. Notadamente, os que só conseguem enxergam poder e dinheiro. Os cegos de guia da história.

Junto com o antigo casarão do coronel Xavier construído em 1837, a estação de Aurora constitui sem nenhuma dúvida, um patrimônio histórico e arquitetônico dos mais importantes e de valor incomensurável.


Espaço significativo pelo qual passou parte considerável não somente da história local, mas de toda a região, posto que, por vários anos Aurora ficou sendo o entroncamento final da RVC galvanizando em torno de si as atenções, assim como as necessidades sociais e comerciais de viajantes, potentados, lideranças políticas e comerciantes da Paraíba e do Cariri em geral que, diariamente acorriam à Aurora para pegar o trem da feira com destino à capital.

Sem sombras de dúvidas, uma época áurea na economia aurorense. De modo que, ainda hoje podemos considerar o prédio da estação de Aurora como um marco. Uma vitória da memória contra o esquecimento. Um testemunho vivo da nossa histórica. Razão pela qual precisa impreterivelmente ser preservado, bem como toda a área em seu entorno, evitando assim que não venha a ser objeto da ávida especulação imobiliária, para qual nada mais importa, além do capital e do lucro.

Antigo Galpão da Reffesa: Um fim melancólico.

Antigo Galpão na época em que estava sendo construído

Velho pé de Oiti que ficava em frente ao Galpão demolido

Em meados de 1994 o município promoveu a demolição de um outro equipamento histórico ligado diretamente à história da velha estação ferroviária. O mesmo era conhecido como o “Galpão da Reffesa” que ficava situado um pouco mais à frente(depois da caixa d’água metálica) na margem da linha na direção do açude Recreio. O que resta ainda hoje do velho Galpão é tão somente uma majestosa árvore – um imenso pé de oiti. A demolição do Galpão foi um verdadeiro crime de lesa-história pelo qual se ressente a memória ferroviária aurorense. Um pedaço importante da história de Aurora que se perdeu para sempre. Temos que evitar agora que o velho pé de Oiti( e até mesmo a estação) não venham a ter o mesmo fim.

SERVIÇO:

Estação Ferroviária, atualmente recuperada servindo à biblioteca pública(breve:Centro cultural historiador Amarília Gonçalves)

A Secretaria de Cultura, por intermédio da gestão municipal à frente o prefeito Adailton Macedo, após promover obras de reformas e revitalização no prédio da estação, instalou no anexo local, a biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe. E ainda continua lutando junto ao IPHAN e a quem mais de direito, o domínio oficial no sentido de conseguir o quanto antes, fazer deste patrimônio a devida utilização cultural, além do seu efetivo tombamento e outras iniciativas de cunho preservacionistas.
................................

José Cícero
Prof. e Pesquisador
Secretário de Cultura
Aurora-CE.

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspor.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspor.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com
Fotos: Site Estações, Livro: arquitetura Ferroviária no Ce. e arquivo pessoal do autor.

No comments:

Post a Comment