Tuesday, March 20, 2012

AURORA: Secretário de cultura participa em Fortaleza com o deputado Chico Lopes de audiência no IPHAN

Secretário de Cultura José Cícero, Dep. Federal Chico Lopes(PCdoB) e a superitendente do IPHAN-CE Drª Juçara Peixoto Silva


Outras imagens da sede da superitendência do IPHAN em Fortaleza e da audiência
O secretário de cultura de Aurora professor José Cícero participou na última sexta-feira(16) em Fortaleza na companhia do deputado federal Chico Lopes(PC doB) de audiência com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional – IPHAN no Ceará, Drª Juçara Peixoto.

A audiência, agendada pelo gabinete do parlamentar comunista aconteceu na sede da superintendência do Ceará localizada ao lado do Teatro José de Alencar no centro da capital cearense. Na pauta, o processo de aquisição do prédio da antiga estação ferroviária – um dos mais belos e ricos patrimônios histórico-arquitetônico de Aurora – que a pasta de cultura local juntamente com o prefeito Adailton Macedo está lutando para revitalizá-lo no sentido de dá um destino sociocultural àquele monumento histórico . “Pretendemos fazer da antiga estação, que por sinal é algo que temos de majestoso do nosso passado arquitetônico e memorialista, um centro cultural com outras ferramentas afins promovento oportunidades de lazer e cultura no seu entorno. Algo que, além de preservá-lo às gerações futuras, possa igualmente dá-lhe um destino efetivamente sustentável, notadamente sob o aspecto educativo e cultural junto à comunidade”, garantiu o secretário.

Também fez parte da pauta do encontro no IPHAN a preservação do antigo prédio do coronel Xavier – o fundador de Aurora, que inclusive já pertence ao município; comprado que foi no início da gestão do prefeito Adailton Macedo. E que por sinal, já está recebendo as primeiras intervenções no sentido de preservá-lo, com reformas empreendidas com recurso do próprio município.


Além do velho e histórico sobrado ao lado da matriz, a prefeitura adquiriu ainda o casarão da Reffesa que depois de completamente revitalizado, serve agora como sede da Seculte-Aurora. “Já estamos com o projeto de lei de tombamento destes equipamentos prontos para ser enviado para à câmara. Para tanto, estamos vendo alguns detalhes com o Dr. Sebastião Rangel e Nardeli Campos da assessoria jurídica da prefeitura, explicou JC. Cumpre destacar que, além da reforma inicial, também já foi realizada uma recuperação da estação, onde já funciona a biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe.

Na próxima semana, a Seculte enviara para o IPHAN em fortaleza a documentação necessária para dá início ao processo de concessão do espaço. Além do projeto arquitetônico do local e as devidas justificativas de utilização cultural. “Há uma evidente preocupação por parte da atual gestão no que tange a preservação da nossa memória histórica. Isso é o que chamamos de sustentabilidade cultural e os nossos prédios mais antigos precisam ser cuidados e preservados”, disse.

Estádio Municipal do Araçá:

Junto ao deputado Chico Lopes, o chefe da pasta de cultura de Aurora professor José Cícero também reivindicou em nome do prefeito Adailton Macedo, recursos necessários com vistas às obras de execução o quanto antes do gramado, alambrado e vestiários do estádio municipal. O parlamentar solicitou por oportuno, também o envio deste outro projeto para seu gabinete em Brasília. Serão, sem dúvidas, mais uma importante conquista conseguida pela gestão do prefeito Adailton Macedo.

..................................................
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.

LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

No comments:

Post a Comment