Wednesday, March 20, 2013

PROJETO MEMÓRIA:Descendente do Coronel Xavier é recebido em AURORA

Prof. José Cícero recebendo em sua residência  Audízio Xavier e filho
Em visita à exposição iconográfica na sede da Seculte-Aurora
Descendentes do fundador de Aurora no início da rua  Cel. Xavier
Audízio e seu filho em frente ao antigo casarão do cel. Xavier em Aurora
'pentaneto' do cel. Xavier,  Sec. José Cícero e  Sebastião Maciel-AFA.
Sebastião Maciel(AFA), Audízio, João Silva(secult), Tiago e Magá

"Pentaneto" do cel. Fco. Xavier de Sousa - o fundador de Aurora, esteve em visita ao município no último sábado

    
Depois de 182 anos quando chegou em Aurora (Venda) vindo de Aracati, Fco. Xavier de Sousa, tido como (co)fundador deste núcleo urbano; agora um descendente direto do velho coronel realiza visita à terrinha do Salgado. 
Trata-se do jovem Sr. Audízio Xavier(foto) que no último sábado(12) foi recepcionado pelo secretário de Cultura e Turismo do município o professor José Cícero em sua residência no Araçá.
Ciceroneado pelo secretário assim como pelo assessor de cultura João Silva o representante dos Xavier visitou ainda a sede da Secult onde está montada a exposição de fotografias antigas d'Aurora, a  rua  Cel. Xavier(a mais antiga da urbe) que recebe o nome do varão. Em seguida visitou a praça da matriz e o centenário casarão edificado pelo coronel em 1831 que durante muitos anos foi considerado como a mais importante e imponente moradia não apens de Aurora mas de todo o Cariri Oriental.
"Pentaneto" do coronel Xavier, o cearense de Fortaleza Audízio esteve na cidade em companhia do seu filho, que por consequência genealógica Fco Xavier de Sousa já seria seu 'sexto avô' em linha direta de descendência da estirpe familiar. 
O descendente dos Xavier passara o final de semana no Cariri, como forma de ultimar os preparativos organacionais com vista a articulação do II  grande Encontro da família Xavier, previsto para acontecer na primeira metade do mês de julho no hotel Verdes Vale  em Juazeiro do Norte. Em cujo encontro, o secretário José Cícero participará como convidado quando proferirá uma das várias palestras acerca do tema, intitulada: "Origens da família Xavier - de Aracati à Aurora no Ceará".  
O prefeito Adailton Macedo, que no sábado se encontrava viajando, também será um dos convidados a tomar parte do grande encontro dos Xavier na cidade juazeirense. A programação constará ainda de uma série de visitas técnicas acompanhadas  em Barbalha, Exu-PE e em Ipueiras dos Xavier distrido de Serrita em Pernambuco, dentre outras atividades, conforme explicou o próprio organizador do evento.
O conhecido e renomado historiador e cronista caririense Dr. Napoleão Tavares Neves fará sua palestra sob o título: "Família Xavier em crônicas cangaceiras".
Vale ressaltar que depois de Aurora, foi a vila de Ipueiras o lugar do qual a núcleo famílar se espalhara a partir do filho do coronel Aristides Xavier de Sousa, que inclusive, nascera no solo aurorense. Portanto, compondo o quadrilátero genealógico original  da boa cepa Xavier: Portugal, Aracati, AURORA e Ipueiras.
................................
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fatos.
Fotos: JC e João Silva
LEIA MAIS EM:
Ainda no FACEBOOK
---------------------------------------

Audízio Xavier e filho na igreja matriz

Um comentário:

Vanilda disse...
É muito prazeroso saber destes acontecimentos; reviver passados, ainda mais quando se tratado em subtil detalhes: Quem é quem? De onde veio pra onde vai? A história de geração em geração... Lógico que isto não acontece pelo simples fato da existência mas pelo trabalho de grandes profissionais em pesquisas, historiadores. Alguém que não mede esforços em sua arte de levar a cultura ao povo.
Parabéns!
Vanilda SP.(aurorense)

No comments:

Post a Comment