Monday, February 1, 2010

Aurorenses se reúnem em Fortaleza para fundação e posse da AFA-Aurora





Fotos do evento de fundação/posse da AFA-CE.
Um grande encontro! Foi esta a constatação que mais se aproxima do real significado em que se transformou toda a festa de Fundação e Posse da 1ª diretoria da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora residentes em Fortaleza(AFA). O evento aconteceu na noite do último sábado dia 30, no bairro da Maraponga na chácara do Sr. Zé Wilson aurorense dos Cantins.
A boa música do passado e até o forró de pé-de-serra foram alguns dos vários ingredientes que marcaram o grande encontro dos filhos e amigos de Aurora da capital alencarina.
A secretaria de Cultura do município também se fez presente através do seu secretário José Cícero e uma comitiva de funcionários, ativistas culturais, artistas e artesãos da terra que participaram da instalação de uma exposição de artes no local do evento. A referida exposição foi composta por obras literária (Elizete Albuquerque) Pinturas(Arnaldo das Ingazeiras), artesanato de (Carmélia Silva), miniaturas de carro antigos(Dil André), esculturas( dos jovens Zomim, Painho e Calistênio). Além da participação especial da jovem dupla de violeiros da terra: Cícero Cosme e Vicente Bié.
Uma verdadeira plêiade de ilustres filhos d’Aurora se fizeram presentes ao encontro no sentido de prestigiar aquela que foi a primeira noite de gala do mais novo sodalício sociocultural dedicado à terra de Aldemir Martins, Serra Azul, Mártir Francisca, Alcymar e padre França.
Além do atual prefeito Adailton Macedo, também compareceram alguns dos ex-gestores aurorenses tais como: João Antonio de Macedo(João de Zeca), Alcides Jorge e Carlos Macedo. O ex-deputado e advogado Paulo Quezado, o ex-vereador Moacir Pinto, o apresentador da TV Diário Silvino Neves, dentre outros filhos/filhas e amigos ilustres de Aurora.
A abertura oficial do evento foi feita com a palavra do seu 1º presidente e um dos grandes idealizadores da AFA, o professor Tarciso Leite. Após a posse oficial dos diretores, ocorreu o discurso da secretária de comunicação Regina Célia, seguida da fala do presidente, do Dr. Paulo Quezado e finalmente, do prefeito de Aurora Adailton Macêdo.
Os oradores da noite:
Regina Célia- destacou de maneira concisa o processo inicial para a criação da entidade, assim como alguns dos principais objetivos da AFA em relação ao município de Aurora e seus associados.
Tarciso Leite – Falou da sua alegria em poder contar com a presença de vários filhos de Aurora, bem como do propósito da AFA. Ainda da sua importância para contribuir com o processo de crescimento social e cultural do município de Aurora.
Paulo Quezado – Externou no seu discurso parte do seu contentamento diante da criação da AFA, do significado da entidade para todos os filhos de Aurora, do pioneirismo e do trabalho do professor Tarciso na criação da associação, da presença dos ex-gestores e da sua vontade de que aquele sodalício possa desempenhar um papel fundamental para contribuir para o progresso de Aurora e do seu povo. Explicou inclusive que AFA realizará no meio deste ano um grande evento na cidade de Aurora, ocasião em que todos os sócios da AFA e demais simpatizantes estarão se reunindo junto a toda comunidade de Aurora.
Adailton Macêdo – Além de agradecer de público a ajuda e o empenho do Dr. Paulo Quezado na consecução de algumas obras sociais para Aurora, o prefeito fez questão se ressaltar a necessidade de uma união de todos no sentido de ajudar o município de Aurora, independente de diferenças partidárias. Ressaltou também a sua alegria pela fundação daquela entidade representativa de todos os aurorenses.
Ao violão, o jovem filho de Regina Célia e Sebastião Marciel executou uma bela paródia sobre Aurora e o rio Salgado de autoria da professora Elizete.
Durante a exposição de arte o Dr. Paulo Quezado adquiriu duas obras de filhos da terra – o quadro “Frutas da terra”: uma pintura de Arnaldo da Ingazeiras e a escultura “Paulo Gonçalves” obra de Paim da Aurora. Alguns dos presentes também adquiriram o livro ‘Reflexões poéticas’ de Elizete Albuquerque.
O presidente, professor Tarciso Leite, assegurou que em julho a AFA realizará um grande encontro desta feita no município de Aurora, oportunidade em que convidará todos os seus integrantes e simpatizantes para o grande congraçamento fraterno em terras aurorenses.
Ainda, explicou que a partir de então todos os filhos e amigos de Aurora que desejarem poderão procurar a entidade para filiação.
Foi sem sombra de dúvida, uma noite festiva das mais agradáveis em que estiveram reunidas grandes figuras da sociedade de Aurora e, que há muito residem na capital cearense. Alguns que durante muito tempo não visitam sua terra natal. Uma noite de congraçamento fraterno e cultural profundamente marcada pelo clima de alegria, contentamento e até de saudade a envolver todos os que a muito deixaram seu torrão natal.
A criação da AFA-CE foi e será para sempre um dos mais significativos acontecimentos social e cultural, justamente pelo fato de envolver num mesmo espaço e pensamento o desejo de contribuir de algum modo, com o progresso e o desenvolvimento do município e de sua gente. Uma idéia que muito dignifica o sentimento dos verdadeiros filhos e amigos da terra do Salgado. Um autêntico espírito de participação cidadã de todos com a terra em que nasceram.
Toda a comitiva da Seculte ficou muito honrada e agradecida pela forma como foi recebida, assim como pela maneira agradável e cortez dos membros da AFA: Marciel e sua esposa Regina.
Da Redação
Leia Mais em:

No comments:

Post a Comment