Saturday, August 7, 2010

Pesquisador paraibano visita Aurora e faz doação de livros à biblioteca Pública Municipal

Da Redação>


Prossegue em AURORA a campanha da Seculte: "Livros à mão cheia" que pretende arrecadar junto aos filhos e amigos da terra obras literárias com vistas a melhorar o atual acervo da biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe
Na manhã deste sábado, dia 7 o secretário de Cultura José Cícero recebeu em sua residência a visita do eminente historiador da UFCG de Cajazeiras - PB, o professor Francisco PEREIRA Lima juntamente com sua esposa, além do professor Luiz Domingos. O mesmo veio deixar em mãos uma boa doação de livros para a biblioteca pública: Antonio Jaime de Alencar Araripe, cuja campanha foi iniciada por ocasião do 1º encontro dos filhos e Amigos de Aurora dia 17 de julho.
Intitulada de “livros à mão cheia” a campanha, segundo o secretário, prosseguirá por tempo indeterminado, e avalia como bastante positiva.
Após conhecer a sede da Seculte, o professor cajazeirense ao lado da sua esposa fez a entrega das obras e conversou demoradamente acerca de vários assuntos com o secretário. Em destaque a temática lampiônica com foco local e os procedimentos para a segunda edição do Cariri Cangaço que este ano, também acontecerá no município de Aurora com duas palestras: uma na sede sobre a passagem de Lampião e outra no Tipi sobre Marica Macedo.
“O gesto do professor Pereira é de uma grandiosidade, que confesso que não temos como expressar com palavras toda a imensidão do nosso agradecimento”, disse José Cícero. “Apenas os verdadeiramente grandes de espírito, desprendimento e intelecto humanista conseguem realizar uma ação como esta, eu diria...," concluiu. "Que a posteridade do beletrismo aurorense possa reconhecer no porvir dos anos, quão significativo foram estas modestas sementes que juntos estamos civicamente plantando", enfatizou.
O professor paraibano é um dos mais conceituados pesquisadores da história de Lampião e do fenômeno do cangaço nordestino. Membro da sociedade brasileira de estudo do cangaço(SBEC) com sede em Mossoró-RN, ele também participará do II Seminário Cariri Cangaço – 2010. Quando comporá a mesa de debatedores no evento de Aurora, dia 21 de agosto por ocasião da apresentação de palestra sobre os 83 anos da passagem do reio do cangaço e seu bando por Aurora a cargo do secretário da Seculte.
Além das obras oferecidas a biblioteca, o professor Pereira também presenteou o secretário com algum material bibliográfico pertinente à história de Lampião e outros fatos relativos a região e de interesse com vistas a pesquisa que o secretário organiza sobre o tema do rei do cangaço em terras aurorenses.
N.R.: Em nome de todos os que fazem a gestão municipal queremos externar nossos votos de efusivos agradecimentos ao professor Pereira e sua esposa pela deferência de tão importante doação.
LEIA MAIS EM:
E confira também a programação geral do Cariri Cangaço 2010.

No comments:

Post a Comment