Saturday, November 13, 2010

AURORA, 127 anos: Uma história que engrandece a própria história

Por José Cícero
Criado pela Lei 2.047 de 10 de novembro de 1883 e atualmente governado pelo prefeito José Adailton Macedo e o vice Antonio Landim, o município de Aurora é por isso mesmo detentor de um dos mais ricos e significativos passados históricos de toda região Sul caririense, de onde se destacam os trágicos acontecimentos ocorridos entre dezembro de 1908 e meados de 1909. Quando a então Vila de Aurora foi invadida e saqueada por bandoleiros, a mando de potentados do Cariri.
Aurora é ainda a terra natal de figuras notáveis e emblemáticas, a exemplo da célebre Marica Macêdo, do poeta Serra Azul, do pintor Aldemir Martins, do cantor Alcymar Monteiro. Ainda do literato Hermenegildo de Sá Cavalcante, do escultor Nego Simplício, além da própria Dona Aurora antiga e enigmática proprietária de uma taberna às margens do rio Salgado de cujo topônimo se tornou possível trocar-se o nome primitivo de 'Venda' para o atual de 'Aurora'.
O município possui cerca de 30 km do seu território cortado e banhado pelas “águas doces e férteis” do Rio Salgado, que inclusive, divide a cidade-sede quase ao meio no sentido Sul-Norte; indo desaguar no Jaguaribe já nos limites do município de Icó.
Cumpre destacar igualmente, que Aurora outrora se notabilizou a partir da década de 20, devido construção e inauguração da sua estação ferroviária; fato ocorrido em 7 de setembro de 1920, sendo, por conseguinte, a 1ª e mais importante estação da região, uma vez que as de Juazeiro, Missão Velha, Crato e Ingazeiras só vieram a ser edificadas anos depois(cerda de meia década). Por conta disso, Aurora ficou durante muito tempo sendo o entroncamento final do ramal da rede ferroviária cearense (RVC). Deste modo acolhia todos os viajantes do baixo Cariri e parte doutros estados vizinhos que vinham pernoitar na cidade no sentido de chegar à capital cearense e Aracati.
Durante muito tempo Aurora pôde extrair da terra o seu ouro branco – o algodão - uma antiga atividade agrícola propulsora da economia aurorense que junto à existência do trem marcou significativamente a vida econômica tanto quanto o comércio do município num passado recente. Foi assim. Era assim.
Hoje Aurora se ressente tanto da economia algodoeira quase inexpressiva, dentre outros fatores pela praga do bicudo que a dizimou em toda região; quanto do restabelecimento do trem, cuja ausência tem causado, além de saudades, um verdadeiro “peso morto” naatual lida cotidiana do seu povo, assim como no desenvolvimento do município.
Do ponto de vista da sua administração pública, Aurora vem se destacando perante os demais municípios caririenses, quase como um verdadeiro divisor de águas na sua história recente. Agora, por meio de uma gestão inteligente, democrática e participativa a "rainha do Salgado" é desde já, indubitavelmente, um modelo de sucesso a ser seguido e imitado por todos quantos almejam as benesses da modernidade na perspectiva da construção da tão sonhada felicidade coletiva.

No comments:

Post a Comment