Tuesday, March 29, 2011

Jornal de Paulo Afonso-BA destaca participação de José Cícero no Centenário de Maria Bonita






Jornal FOLHA SERTANEJA da cidade de Paulo Afonso-BA na sua edição especial do dia 25 de março penúltimo dia do centenário de Maria Bonita destaca a intervenção feita pelo secretário de Cultura de Aurora José Cícero durante o seminário quando da sessão ocorrida no município de Piranhas-SE.








Confira abaixo um pequeno trecho da reportagem intitulada: 'Centenário de Maria Bonita: Piranhas e Canindé recebem pesquisadores do cangaço', escrita pelo punho do editor do periódico baiano Antonio Galdino, que por sinal é secretário de Turismo do município de Paulo Afonso e, não por acaso, responsável pela apresentação do cerimonial de todo o evento.

“A tarde do dia 24 de março de 2011 em Piranhas pode ser considerado o início da reação dos estudiosos do cangaço para a busca de maior atenção e mais investimento em pesquisa sobre tema tão fantástico. A idéia de uma postura mais agressiva por parte do SBEC, do Cariri Cangaço e de outras instituições nordestinas na busca desse reconhecimento partiu de pronunciamento do José Cícero, Secretário de Cultura do município de Aurora, na região do Cariri, no Ceará. O que foi endossada pelo Padre Celso da Anunciação que propôs a criação de uma instituição nessa região são franciscana “independente do poder público”, para também consolidar ações no fortalecimento desta causa"(...).

Documentário sobre as Ferrovias cearenses:

Na manhã do dia 26, José Cícero, assim como o historiador de Missão Velha Bosco André foram convidados a prestar entrevista para o documentárista e cineasta fortalezense Aderbal Nogueira, acerca da história das antigas estações ferroviárias dos dois municípios do Cariri.

O registro servirá a finalização de um longa, filme-documento que está sendo realizado pelo produtor cearense.

O documentário fala de saudade e da era de ouro da RVC sendo baseado no livro escrito por José Hamilton Pereira e Francisco de Assis Lima, “Estradas de Ferro do Ceará” pesquisado há seis anos.“A história do trem no Ceará é muito bonita para cair no esquecimento. Não queremos isto” diz Aderbal Simões Nogueira, o documentarista. “O Último Apito” será o título de mais esta pérola do cinesta do Ceará e que agora também falará das históricas estações de Missão Velha e Aurora.

"E dada a imensa importância das estações ferroviárias de Aurora e Missão Velha, tal película não estaria completa sem os registros dos nossos municípios, afirmou o secretário aurorense. Uma vez pronto o filme terá uma exibição pública em cada cidade descrita.(ver fotos acima).
................................................................................
Fonte: Edição On line: http://www.folhasertaneja.com.br/


Da Redação:

LEIA MAIS EM:





No comments:

Post a Comment