Friday, March 25, 2011

Secretário de Cultura de Aurora, José Cícero participa do centenário de nascimento de Maria Bonita, de 23 a 26



Como parte das comemorações do centenário de nascimento de Maria Bonita, comemorado no dia 8, a Prefeitura de Paulo Afonso em parceria com a UNEB Campus VIII e a sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), realiza de 23 a 26 de março, em Paulo Afonso (BA), Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), o Seminário 100 anos de Maria Bonita, em homenagem a companheira do famoso cangaceiro Lampião.

O seminário será aberto nesta quarta-feira, às 19 horas no Memorial CHESF com uma viagem fotográfica pelo cangaço seguido de uma conferência de abertura com o tema 100 anos de Maria Bonita, nascimento, vida e morte da Rainha do Cangaço. "Vamos falar da importância de uma mulher que rompeu todas as barreiras de preconceitos e entrou para a história do País", justifica o escritor João de Souza, um dos conferencistas do evento. A programação do seminário prevê diversas atividades desde conferencias ao lançamento do livro: Lampião, sua morte passado a limpo dos escritores Sabino Basseti e Carlos Megale.

O escritor pauloafonsino João Gomes fará parte da composição da mesa de autoridades, ao lado dos coordenadores do evento. O Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, também foi palco de homenagens à cangaceira baiana. O Departamento de Educação (DEDC) local celebrou nos dias 8, 9 e 10 de março, o 2º Seminario Internacional do Centenario de Maria Bonita, com o tema Diferentes contextos que envolveram a vida da rainha do cangaço. De acordo com o historiador pauloafonsino João de Souza Lima, capitais como Aracaju, Brasília, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife e São Paulo também sediaram eventos em comemoração ao centenário da Rainha do Cangaço.

Participação de Aurora no Centenário de Nascimento de Maria Bonita:

Com o apoio total do prefeito Adailton Macedo, o município aurorense se faz representar neste momento do evento, pelo Secretário de Cultura, Turismo e Desporto (Seculte), José Cícero, que inclusive estará adquirindo novas informações acerca do assunto, haja vista que as mesma servirão para a conclusão do seu livro, intitulado de “Lampião em Aurora: Antes e depois de Mossoró, que também receberá apoio do prefeito Adailton Macedo. Neste oportuno momento, José Cícero, se faz acompanhar com alguns importantes pesquisadores, como por exemplo, Manoel Severo (curador do Cariri Cangaço), pesquisador Bosco André de MV e o escritor-pesquisador Francês Jack deWitte.

Vale lembrar que, neste ano de 2011, a administração “O Povo Construindo o Novo”, tendo a frente o Sr. Prefeito Municipal, JoséAdailton Macedo, estará realizando a 2ª edição do Cariri Cangaço em Aurora, haja vista que ano passado este evento superou todas as expectativas principalmente dos que lutam pelo resgate e preservação da verdadeira historia aurorense, entre eles podemos citar o próprio prefeito Adailton Macedo, que durante sua gestão tem dado importante contribuição nesse sentido.

PROGRAMAÇÃO

19h00 – Exibição de vídeos documentários sobre as Mulheres e suas lutas

20h00 - Leitura dramática de um texto sobre Maria Bonita pela atriz Soraya Aguillera.

20h10 - Bate papo sobre Maria Bonita e o Dia Internacional da Mulher com Nalu Faria, psicóloga, integrante da SOF – Sempreviva Organização Feminista e membro da Coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil e Antonio Amaury Correa de Araújo, pesquisador sobre Lampião e o cangaço, com 14 livros publicados sobre o assunto em 62 anos de pesquisa.

21h10 – Leitura de texto sobre Dia Internacional de Lutas das Mulheres

21h20 – Apresentações musicais com a Priscila Amorim acompanhada de violão e percussão, com performances de dança por Fabíola Camargo e Ricardo Silva.

Durante o evento haverá exposição de livros sobre o tema, mostra de telas da artista plástica Leila Monsegur e do cartunista Juniopr Lopes e o artista plástico Jorge dos Anjos produzirá um quadro com o tema Maria Bonita e Dia Internacional da Mulher.

Capa do Futuro Livro do Secretário de Cultura de Aurora, José Cícero.


No comments:

Post a Comment