Monday, November 16, 2009

Representantes da Secretaria de Cultura do Estado visitam patrimônios históricos em Aurora










Durante dois dias esteve visitando Aurora uma equipe técnica de inspeção do patrimônio histórico da Secretaria de Cultura do Estado. Composta por um engenheiro civil, um projetista-desenhista e um historiador a equipe da Secult estadual empreendeu visita à sede e ao distrito de Ingazeiras. Ocasião em que realizou levantamentos acerca de alguns dos mais importantes monumentos do patrimônio histórico e arquitetônico de Aurora, a exemplo do Casarão do Cel. Xavier localizado ao lado da matriz, uma construção de 1831 e que fora recentemente adquirido pela Prefeitura; o antigo prédio da Estação Ferroviária(sede) construída em 1920 revitalizada pela gestão municipal e onde já funciona a Biblioteca Pública; bem como o prédio que antes servia como residência da chefia da estação e que agora foi também adquirido pela prefeitura que ora abriga a sede da Seculte-Aurora.Acompanhada do secretário de cultura José Cícero, a equipe também visitou a Estação ferroviária de Ingazeiras, a antiga Casa do Agente da Reffsa, além do local onde no passado existiu a velha capela de São Benedito, edificada pelo ex-escravo o preto Benedito ao lado do Rio Salgado no bairro da Aurora Velha( local conhecido ainda hoje como as Beatas).O levantamento realizado pela equipe da Secult-CE irá possibilitar a aquisição de recursos e projetos além de futuras parcerias com alguns órgãos do Governo Federal e Estadual, afirmou secretário. “Este levantamento é uma forma de comprovarmos oficialmente de que Aurora possuir um patrimônio histórico de relevante valor cultural e que para tanto, necessita com urgência do apoio governamental para que possamos instituir uma política de preservação, manutenção, resgate e difusão das nossas potencialidades nesta área”, disse. “Este estudo técnico posto agora no papel e levado ao conhecimento das esferas públicas nos ajudará no processo de encaminhamento de projetos e outras reivindicações culturais, sobretudo na questão de formulação de proposta para os editais voltados para este setor. Por isso não vamos dá trégua a esta luta de manutenção e preservação da história aurorense.
Quando estivemos na capital em companhia do prefeito Adailton Macedo o secretário Auto Filho foi bastante receptivo a nossa causa, de modo que esta vinda do pessoal técnico é resultante daquela reivindicação que agora irá continuar”. Completou, “sabemos que para tudo na esfera pública é preciso ousadia e iniciativa política para acontecer a contento e por aqui temos um prefeito que considero de uma visão cultural das mais expressivas que é o Adailton. Um cara que não se preocupa apenas com questões comuns como a maioria... Uma prova da sua determinação é o que já foi feito nestes dez meses, muito mais do que muitos dos que passaram pelo poder local. A qualidade do trabalho que vemos na área da cultura e do esporte, por exemplo, é uma prova da sua disposição em fazer o melhor em favor da coletividade da sua terra.
A compra do prédio onde agora funciona a sede da cultura, a compra do casarão do coronel Xavier, são indicativos da sua missão inovadora, que confesso até me surpreende, pois estamos num momento de crise e praticamente edificando os alicerces de um plano cultural que sequer existia quando assumimos. No entanto; a inteligência, o desprendimento e a visão de futuro e de contexto histórico e social vem fazendo a diferença e, mais que isso: têm resultado em ações importantes como estas”.
“Muita coisa ainda tem por ser feita e nós iremos fazê-las, inclusive com a participação efetiva dos nossos artistas, artesãos e de todos os que se sentem de algum modo tocados pela arte e a cultura desta terra maravilhosa”, finalizou o secretário. Em contato com o coordenador da equipe o professor e poeta Otávio Menezes, o secretário José Cícero já agendou uma outra visita quando os mesmos conhecerão de perto o Cemitério da Bailarina(no Carro-quebrado/Antas), a Massalina( na Volta), as minas do Coxá e outros atrativos naturais do rio Salgado. Uma vez no Casarão, o pessoal da equipe ficou impressionado com o péssimo estado de conservação do velho sobrado. Na oportunidade, o secretário convidou o professor Luiz Domingos para acompanhar de perto todo o levantamento empreendido pela Secult-CE.
Da: Redação do Blog da Aurora, do JC e da Seculteaurora
Leia Mais em:
www.jcaurora.blogspot.com
www.seculte.aurora.ce.gov
www.aurora.ce.gov.br











No comments:

Post a Comment