Thursday, January 14, 2010

Secretário de Cultura de AURORA empreende visita a autoridades e órgãos públicos em Fortaleza




1- JC e o Dep. Federal Chico Lopes, 2 - Entrega da documentação do Bolsa Atlteta, 3- JC e Norma Paula na Secult-Ce, 4- JC e Mário com o Dr. Eduardo Arraes do Inst. das Cidades(ao meio), 5- JC e Luiz Mário na Sesporte, 6- Monitores de Esporte Mário e Alisson no Castelão(Sesporte).
Na última terça-feira, (12) o secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Aurora o professor José Cícero; acompanhado dos monitores esportivos Luiz Mário e Alisson Martins realizaram uma série de visitas a autoridades e órgãos públicos sediados na capital cearense. Além de efetuar a entrega da documentação dos 20 atletas mirins que foram pré-selecionados para o projeto Bolsa Esporte da secretaria de Esporte do Ceará, a equipe da Seculte de Aurora realizou uma verdadeira perigrinação por instituições públicas e autoridades da política cearense.
Na mesma ocasião o secretário participou de uma audiência com o subsecretário de esporte do Estado, Robson Veras onde encaminhou pedido de apoio para sua pasta, especialmente para a 1ª Copa de Futsal(prevista para este mês) e as escolinhas de futebol infanto-juvenil.
Ainda na secretaria de esporte(no castelão) o chefe da Seculte manteve encontro com a coordenação estadual do Programa Segundo Tempo(PST); oportunidade em que trocou idéias acerca do aprimoramento do projeto no seu município. Assim como formulou reivindicação verbal no tocante ao fornecimento de materiais esportivos.
Na parte da tarde, José Cícero teve um encontro com o deputado federal do PC do B Chico Lopes, no gabinete do mesmo em Fortaleza, onde assegurou o apoio e o empenho pessoal do parlamentar no sentido de ajudar o município em algumas ações importantes, notadamente nas áreas da Cultura, do Esporte e do Turismo. Onde, inclusive, foram mencionados os esforços do prefeito Adailton Macedo para tocar os atuais projetos da Seculte com recursos do próprio erário municipal. O deputado comunista, sugeriu um encontro com o prefeito de Aurora e o senador Inácio Arruda durante os dias 30 ou 31 de janeiro na sede do partido.
No ensejo, José Cícero falou dentre outras coisas, dos avanços da atual gestão, assim como dos projetos para a obtenção de recursos com vistas à recuperação e revitalização do artigo casarão do Cel. Xavier (já adquirido pela gestão municipal). A concessão da estação junto ao IPHAN para a instalação do Café Cultural e o museu do engenho de cana e histórico. A necessidade da recuperação das quadras de esporte, criação das academias populares, o apoio aos artistas aurorenses entre outras propostas, que por sinal foram bem aceitas pelo parlamentar.
O Deputado sugeriu após o levantamento das reivindicações da Seculte um encontro do Secretário José Cícero e o prefeito Adailton em Brasília para que juntos com o parlamentar sejam feitas alguns visitas aos órgãos federais, objetivando a consecução de recursos e melhorias para Aurora nas áreas da cultura, do esporte e do turismo. Assim como outras importantes áreas da administração municipal.
O secretario manteve encontro ainda com o coordenador do Instituto das Cidades o Dr. Eduardo Arraes onde foram discutidas entre outras propostas: a formulação de projetos técnicos com vistas a liberação e revitalização da Estação ferroviária, o ponto de cultura para Aurora, a revitalização do Casarão do coronel Xavier, da Estação de Ingazeiras para a instalação de um centro cultural Aldemir Martins, bem como para o projeto do turismo histórico, religioso e ecológico com especialidade para o culto à mártir Francisca( a santa popular de Aurora).
Já no final da tarde a equipe da Seculte manteve encontro com a coordenadora da Secult-CE Norma Paula para a verificação e reivindicação do Projeto do Aurora Folia 2010, do projeto mestres de cultura(Tesouros vivos da cultura) onde Aurora concorrer com três nomes. Como também a reivindicação de um Ponto de Cultura atinente a existência de remanescentes quilombolas, da biblioteca itinerante, produção literária com autores da terra, repentistas populares e escultores, além da defesa do patrimônio histórico e arquitetônico, material e imaterial. Além da implantação de oficinas de música, artesanato, xilogravuras e literatura de cordel. O secretário também reivindica a aquisição de um vagão desativado de trem junto a associação dos ex-ferroviários do Ceará. A idéia é adaptá-lo para ser utilizado como um espaço de leitura a ser instalado no entorno da estação, que segundo ele, será transformado(na medida do possível) num verdadeiro complexo de arte e cultura.
Um encontro com o secretário de Cultura Auto Filho ficara agendado para o final do mês assim como com o atual presidente dos ex - ferroviários.
Ainda este mês, uma equipe da Secult-Ce, capitaneada por Norma Paula estará visitando o município de Aurora com vistas ao levantamento de dados acerca do patrimônio e das necessidades do município, disse o secretário.
Esse peregrinar é altamente cansativo, mas, a gente fica feliz quando no final do dia, mesmo cansando, podemos avaliar como produtivo assim como foi esta nossa visita à capital alencarina. A sensação do dever cumprido também nos anima nesta nossa empreitada; explicou o secretário.
Da: Redação do Blog d'Aurora
Leima mais em:

No comments:

Post a Comment