Wednesday, January 20, 2010

Seculte-Aurora - Um Ano de intensas e Producentes Realizações




Prestando Contas: Dito e Feito! Nossa Cultura, Turismo e Esporte em boas mãos!
C
ompletamos um ano de trabalho a frente da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) com a imensa e prazerosa convicção do dever cumprido. Felizes e recompensados naquilo que mais apraz a alma e o espírito humano: o absoluto reconhecimento da comunidade e dos nossos pares, diante de todo o trabalho exitoso como resultado de uma luta árdua e abnegada que juntos abraçamos por todo o ano que se passou.
Igualmente recompensados por saber que, direta ou indiretamente, muitos outros companheiros e companheiras foram partícipes também desta empreitada sócio-cultural e esportiva em que por doze meses ininterruptos procuramos travar sempre o bom combate em favor daquilo que acreditamos ser o melhor para a municipalidade aurorense. Temos portanto, a consciência dos justos, em compreender que muito ainda há por fazer, visto que na nossa área como em várias outras, tivemos necessariamente que começar praticamente do zero. Sabemos das dificuldades que ainda haveremos de enfrentar, bem como dos horizontes da luta que ora se apresentam à nossa frente. Porém a coragem e a vontade de vencer fazendo sempre o melhor nos impulsionam a abraçar com unhas e dentes esta causa que nos fora confiada.
Acreditamos que muito ainda faremos, sobretudo pela coragem, ousadia, competência e a força de vontade da nossa equipe. Depois, por termos comprovado na prática cotidiana toda a disposição, o interesse e a decisão política do prefeito Adailton Macedo em construir de uma vez por todas, as bases fundamentais para o desenvolvimento de uma política efetiva de governo voltada para a Cultura, o Esporte, bem como para outras importantes áreas da gestão pública que dirige. E não serão ações, episódicas e eventuais como foram no passado; razão pela qual tivemos que assumir; aquilo que os petistas o chamam de “herança maldita”, no nosso caso, a ausência dos alicerces necessários para quase tudo que idealizamos no nosso projeto e planos de ações outras. Por isso, reafirmo: tivemos sim que começar do zero a partir da construção das bases para a edificação das nossas propostas.
O sucesso do nosso trabalho, assim como da gestão municipal como um todo por incrível que pareça vem incomodando uma diminuta parcela dos que não conseguem ver a gestão pública com outros olhos, que não os da politicagem barata e rasteira que muito destoa da visão moderna e empreendedora que temos em relação ao processo desenvolvimentista que Aurora há muito necessita para sua devida inserção no panteon da modernidade e do progresso. Dois aspectos determinantes para a consecução de realidade de melhorias sociais e bem-estar para a sociedade. Com o nosso pioneirismo haveremos de fazer durante este mandado, uma verdadeira revolução no fazer cultural e esportivo, assim como nos mais diversos setores da esfera social.
As várias obras e ações que já foram ou que vêm sendo construídas dão bem o sinal de que a administração “o povo construindo o novo” será recordista já nos seus primeiros anos. As pesquisas de opinião comprovam esta nossa assertiva.
Contudo, não vamos retroceder um milímetro sequer, naquilo que coletivamente almejamos para o município. A falta de compromisso, o ódio, a revanche doentia e tampouco os interesses particulares de uns poucos não podem comprometer o interesse social que devem estar muito acima, além de qualquer picuinha, ou propositura que não sejam do estrito interesse da população.
Indicativos como estes, dão bem o norte da nossa missão à frente da Seculte e nos anima muito mais a prosseguir lutando em favor de uma Aurora cultural. Assim como de um Esporte de rendimento como um instrumento cotidiano de inclusão social. Estamos desse modo, convictos que fizemos/faremos o melhor pelo Esporte, pela Cultura e o Turismo da terrinha do senhor menino Deus. Os avanços foram consideráveis, malgrado o momento de crise e o curto espaço de tempo. Aqueles que fizeram tão pouco pelo esporte e pela cultura em dois mandatos, infelizmente, não se conformam com o nosso êxito. Mas não vamos parar, posto que o nosso compromisso é como o melhor para a comunidade aurorense.
Diante de tudo isso, lançamos aqui o desafio do comparativo entre o antes e o depois. Mesmo com apenas um ano, fizemos muito, muito mais que eles em oito anos, dado o enorme leque de nossas iniciativas, bem como a importância e o pioneirismo estratégico das nossas obras e iniciativas. Temos consciência de que também erramos, porém os possíveis equívocos que tivemos são coisas naturais(inerentes ao processo) e, nos serviram como objetos de aprendizagem e ensinamentos
Assim é que acreditamos que a partir de agora, poderemos fazer muito mais e melhor, visto que tudo na vida é um grande exercício, cuja práxis nos ensina a sempre quere aprender mais e mais.
Quem acaso perdeu a imensa oportunidade de fazer e não o fez, não tem sequer o moral de nos criticar de maneira injusta, sobretudo de modo cabotino e deselegante. Porque o nosso interesse é o social. Nossa função é servir e servir bem toda a municipalidade no fazer cultural, no esporte e no turismo, assim como noutras áreas da administração pública. Os fatos falam mais do que um milhão de palavras.
Sem mais delonga, vejamos um pouco do que já realizamos nestes 12 meses de administração do prefeito Adailton Macedo e Antonio Landim numa comparação direta com os que eles não fizeram em 96 meses, ou seja, 8 anos de gestão.
Quem já imaginou um governo institucionalizado sem uma sede governamental. Pois é: quando assumimos a Secretaria de Cultura só existia no papel. O núcleo de Esporte era quem detinha apenas o status de secretaria ficcional.
Então o novo gestor tão logo assumiu o seu mandato adquiriu por compra um dos mais importantes patrimônios históricos de Aurora com a finalidade de abrigar a sede da Cultura e do esporte. Ainda por cima foi feita uma reforma completa no prédio no sentido da sua revitalização. Cultura também como se ver é preservação. Hoje o prédio da Casa da Reffesa encontra-se totalmente revitalizado e equipado internamente com vários departamentos. Além de informatizado, comprovando assim toda a valorização cultural e esportiva como uma das prioridades da gestão atual.
Realizamos o AuroraFolia, o maior e mais organizado carnaval que o município já vivenciou com mais de 17 bandas, inclusive com atrações baianas. Incluindo a folia de clube( vesperal da criança) com bandas regionais destinados aos foliões mirins. Ainda o desfile de blocos com uma premiação e bônus de ajuda jamais vista. Evento que ao lado da Festa do Município, da Copa Aurora e do Festal Junino se transformaram nos mais grandiosos, prestigiados e organizados acontecimentos socioculturais da história de Aurora, assim como do Cariri Oriental.
Recentemente a Prefeitura acabou de adquirir o casarão do Cel. Xavier – um verdadeiro marco da história aurorense. Confira na sequência outras iniciativas que já empreendemos:
Algumas das principais atividades realizadas pela a SECULTE durante o ano de 2009.
Importantes Ações na área do esporte:
1- Copa Aurora de Futebol Amador – Leço Quezado.
2- Campeonato Juvenil de futebol – 2ª divisão – Luiz Simião.
3- Programa Esporte Cidadania – com a criação de duas escolinhas de futebol infanto-juvenil atendendo pouco mais de 200 crianças divididas em dois pólos: Araçá e Aurora Velha.
4- Projeto Segundo Tempo renovado atendendo cerca de 200 crianças.
4- Torneio de Voleibol e futebol de areia(infanto-juvenil).
6- Atletismo: Corrida ecológica e Corrida da emancipação
7- Circuito municipal de ciclismo
8- Torneio de Travinha no campinho da estação.
9- Torneio de 1º de maior(com várias competições esportivas em diversas modalidades: Futsal, Campo e atletismo).
10- Solenidade de Lançamento do Projeto Segundo Tempo.
11- Sessão de lançamento da Copa Aurora e do campeonato juvenil segunda divisão.
12- Formação da seleção de futebol máster com atletas da seculte e convidados.
13 – Peneirão de futebol para o Atlético de Cajazeiras com as presenças de dirigente e do ex-goleiro Jorge Pinheiro.
14- Torneio de Futebol feminino no distrito de Ingazeiras(Gov. Itinerante)
15- Encontro com desportistas para a apresentação do projeto esportivo( e copa Aurora) nos distritos.
16- Encontro com os atletas mirins do PST encerramento das atividades do ano (recesso na estação ferroviária)
17- Composição do quadro de arbitragem.
18- Encontro com os atletas da Copa Aurora do campeonato da 2ª divisão juvenil para discussão sobre o Peneirão de Futebol.
19- Encontro com dirigente e atletas para a apresentação do Projeto Esportivo e Copa Aurora – Salão paroquial.
20- Diversas partidas de confraternização e exibição com equipes másteres de outras localidades.
21- Formação de uma equipe de monitores para o desenvolvimento do Voleibol, Handebol e basquete, bem como para cuidar do futebol feminino(campo e futsal) dentro das escolinhas e do PST.
22- Doação de várias bolas de futebol às equipes locais, sobretudo da zona rural.
23- Pré-seleção de 20 atletas mirins de Aurora para o programa Bolsa Esporte.
24- Mapeamento de todos os campos de futebol amador do município (sede e zona rural).
25 – Levantamento de todos os atletas, dirigentes esportivos e agremiações existentes no município.
26 – Jogo de exibição com a presença da seleção de ex-jogadores do Icasa e Guarany e seleção máster da Seculte com a presença do ex-craque do Vasco da Gama Naza.
27 – Recepção ao ídolo do Flamengo Ronaldo Angelim no sítio Lagoa do Machado.
28 – Reforma e pintura do Estádio Municipal e da quadra Poliesportiva do Araçá.
29 – Recuperação das traves da quadra do CSU e apoio sistemático ao desenvolvimento do futebol feminino(Futsal e campo).
30 – Fornecimento de material esportivo de boa qualidade(Topper, Pênalty, Stadium, Madrid e Kappa ) para o desenvolvimento diários de atividades esportivas nas quadras e campos da sede, distritos e zona rural).
31 – Realização do torneio de Futsal masculino de janeiro no distrito de Ingazeiras.
32- Realização do Dia do Desafio contra a inatividade em parceria com o Sesc/Cariri.
33 – Treinamento teórico para a equipe de arbitragem da Seculte.
34- Formação da equipe disciplinar para acompanhar a atuação dos árbitros durante as competições oficiais.
35 – Sistematização do Plano Municipal de esporte e Lazer.
36- Preparação inicial com vistas a realização da 1ª conferência Municipal de Esporte.
37- Elaboração do Projeto Sócioesportivo para o município.
38- Elaboração do Calendário Esportivo anual para o município.
39- Criação da comenda: Atleta do ano/2010.
40- Diversas partidas envolvendo as seleções dos atletas infanto-juvenis das escolinhas de futebol e do PST(Araçá e Aurora Velha).
Nunca o município de Aurora fez tanto pelo esporte, sobretudo nos investimentos em materiais esportivos e na promoção de grandes eventos.
41- Pré-inscrição de atletas juvenis de Aurora no programa Bolsa Atleta.
42- Encontros mensais de avaliação e planejamento da Seculte com os seus monitores esportivos.
43 – Atividades periódicas de caráter lúdico-pedagógico com os atletas mirins do Programa Segundo Tempo(PST).
44 – Liberação dos árbitros da Seculte para atividades de outras instituições locais, bem como para as partidas e “rachas” diários das quadras: Poliesportiva e CSU, bem como para os treinos diários nos campos de futebol, etc.
45 – abertura e melhoramento do campo de jogo do estádio municipal para as finais da Copa Aurora, jogos da comunidade e treinos públicos do segmento esportivo local.
46- Limpeza e Organização das atividades diárias das quadras do CSU e Poliesportiva.
Algumas ações importantes nas áreas da Cultura e do Turismo:
1- Aurora Folia. (Carnaval de rua, concurso de Blocos) e Vesperal das crianças(ABA).
2-Corpus Cristhus (Ornamentação da Avenida Antonio Ricardo).
3-Festal Junino(Festival Municipal de Quadrilhas Juninas)
4-Festac(Festival Municipal de Teatro)
5-Conferência Municipal de Cultura.
6-Apresentações culturais na vinda do Ministro da Previdência Social, José Pimentel.
7-Festa do Município 2009.
8-Apresentações culturais nas comitivas de Ingazeiras e Santa Vitória.
9-Aquisição do antigo casarão da Refesa.
10-Restauração da Estação Ferroviária.
11-Inauguração da nova estátua do Padre Cícero, teatro de rua e Banda Cabaçal.
12-Festival de Violeiros.
13-Restauração da Quadra Poliesportiva.
14-Instalação do Barracão da Cultura(artesanato e escultura) durante a festa do município e outros eventos importantes.
15-Torneio da colação(Ingazeiras).
16-Encenação do Presépio vivo de natal.
17-Instalação, inauguração e ampliação da biblioteca Pública.
18-Apoio à passagem do Rally dos Sertões por Aurora.
19-Instalação da sala de exposição na sede da Seculte.
20-Instalação do ateliê do pintor Arnaldo de Ingazeiras.
21-Criação do Selo Postal e do Brasão oficial do município.
22-Aquisição do acervo bibliográfico(1.177 livros) para a Biblioteca.
23-Aquisição por compra do antigo Casarão do Cel. Xavier (Cnec).
24-Participação no lançamento do Seminário Cariri Cangaço (Crato-Ce).
25-Instalação da sala de exposição “Olhares Aurorenses” de arte e cultura (sede da Seculte).
26-Exposição permanente/itinerante Dil André de Miniaturas de carros antigos.
27-Mapeamento cultura de artistas e artesãos aurorenses.
28-Participação de quatro artistas aurorenses no programa estadual Tesouro Vivo da Cultura cearense(mestres de Cultura) para a aquisição de uma bolsa vitalícia.
29-Inventários dos pontos turísticos de Aurora.
30-Apoio na apresentação dos talentos da terra durante a grande Festa dos 126 anos de Aurora.
31-Levantalmentos iniciais para o tombamento e melhorias na Necrópoles (cemitério) da Bailarina (Sítio Carro Quebrado), Casarão da Seculte e do Cel. Xavier e a Massalina do rio Salgado.
32-Inscrição junto a Secult-CE do Projeto do AuroraFolia 2010.
33-Estudos e Levantamentos técnicos com representantes da Secult-CE na Estação Ferroviária, Casarão do Cel Xavier, Estação de Ingazeiras, Casarão da Refesa, Capelinha da Mártir Francisca e dos restos arqueológicos(alicerces) da antiga Capela de São Benedito na Aurora Velha do Preto Bendito.
34-Criação do blog Seculte-Aurora para a divulgação das notícias, eventos e outros informes da Seculte, com também da arte e literatura aurorense.
35-Criação do ateliê do artesão Dil André( na dese da Seculte) e do acervo discográfico.
36-Incentivo financeiro e premiação considerável aos blocos carnavalescos e as quadrilhas juninas.
37-Apoio com a doação de bandas locais a alguns eventos festivos(musicais/dançantes) em diversas localidades da zona rural,
38-Reforma e pintura da antiga caixa d’água metálica da estação como um dos nossos monumentos históricos ligados a existência do trem, etc.
Ações que ainda haveremos de realizar:
Aquisição completa do antigo prédio da estação ferroviária.
Instalação do museu a céu aberto do engenho de cana no entorna da estação.
Criação das academias de rua.
Plano municipal de cultura e de esporte.
Criação do Conselho Municipal de esporte.
Tombamento ecológico da árvore(Oiti) centenária do antigo galpão da Reffesa.
Oficinas de teatro, de música e de artesanato.
Recuperação e revitalização da Banda de Música do município.
Criação da Academia Aurorense de Letras.
Criação da Casa do Sertanejo (casa do Sr. Vinô Leite).
Criação de um periódico da Seculte: Jornal e Revista.
Criação das carteirinhas dos artistas Aurorenses.
Criação do museu municipal
Compra do antigo prédio da Sambra para a Academia de Letras, Banda e Oficina de música.
Instituição do Brasão oficial de Aurora.
Tombamento oficial do casarão da Cultura e do Cel. Xavier.
Criação de um Stand permanente para exposição e venda de artesanato e obra de artes dos artistas aurorenses.
Criação do Café Cultural (com livros, revistas e jornais, Cds e Dvds e outros artigos culturais repassados a preço de custo).
Criação do cartão Leitor nota 10 para leitores assíduos e consulentes da Biblioteca.
Instituição(renovação) da comenda Pe. França.
Criação do Prêmio Literário Poeta Serra Azul(Prêmio Literário).
Escolha do Aurorense do século.
Escolhe dos destaques anuais de Aurora nos diversos gêneros de atividade profissional.
Colocação de um atleta aurorense na Corrida de São Silvestre.
Cobertura das quadras de esporte.
Construção de quadras: Aurora Velha, Santa Vitória e Agrovila e ampliação da poliesportiva.
Criação do distrito de São Miguel.
Levantamento historiográfico dos distritos de Santa Vitória, Ingazeiras e Tipi.
Instituição e elaboração de um livro(didático) sobre a história de Aurora a ser adotado pela rede municipal de ensino.
Edições Serra Azul de Literatura: com a publicação de obras de escritores aurorenses.
Produção de Cds e DVds de cantores e repentistas aurorenses.
Lançamento de Antologias musicais e literárias.
Festival anual de repentistas populares.
Festival municipal da música aurorense.
Festival municipal de teatro.
Festival de Humor.
Elaboração do Plano municipal de Cultura.
Construção do teatro e auditório – antigo prédio do açougue municipal.
Melhoria no entorno da capela de Mártir Francisca criando estrutura para o desenvolvimento e incentivo ao turismo religioso.
Incentivo ao Turismo ecológico, historio e religioso.
Criação do mapa turístico de Aurora.
Melhoria do acesso e infra-estrutura mínima aos pontos turísticos de Aurora.
Aprimoramento do núcleo de desenvolvimento do Voleibol, do basquete e do Handebol.
Criação da escolinha de futebol de Caiçara, Ingazeiras, Tipi, Santa Vitória e Soledade.
Realização do seminário sobre o aniversário dos 80 anos da passagem e estadia de Lampião por Aurora.
Ciclo de palestras permanentes acerca de temas importantes para a reflexão da comunidade, sobretudo sobre a história de Aurora.
Apoio e incentivo ao violeiro mirim Alex das Oiticicas.
Instalação da oficina de artes e ofícios destinada às crianças aurorenses.
Criação do programa de compra consignada de peças artísticas de valor reconhecido pelo município.
Parceria com o BNB no programa de apoio, resgate e incentivo a cultura e a arte de Aurora.
Criação da Biblioteca Ambulante com a utilização de um micro-ônibus ou similar adaptado.
Criação da companhia municipal de teatro.
Realização de diversos cursos de artes plástica através dos artistas da terra.
Premiação anual do Leitor Nota 10 como incentivo à leitura e a escrita.
Programa de contratações artística musicais diferenciado como contraponto a chamada música descartável sem qualidade cultural.
Funcionamento da Ilha Digital.
Realização da Maratona Municipal.
Defesa da construção de uma Vila Olímpica e do Parque de Eventos.
Projeto Imagético: com registro audio-visual do patrimônio histórico material e imaterial e das tradições folclóricas locais.
Programa de garantia do transporte de atletas(em competições oficias) e equipes devidamente registradas na Seculte.
Doação de Uniformes e materiais básicos às equipes em atividades regulares e com dificuldades para se materem.
Construção de capinhos de futebol na sede e na zona rural.
Realização da Festa anual do Reiveillon.
Elaboração do Calendário contendo todas as datas festivas do município.
Promoção/criação de oficinas de cordel e literatura popular.
Encenação da Paixão de Cristo(teatro ao ar livre).
Galeria dos filhos ilustres de Aurora.
Criação da Academia de Letras e Ciências de Aurora.
Realização do programa Cine-sertão em praça pública e na zona rural.
Criação do centro de cultura Aldemir Martins na antiga estação ferroviária de Ingazeiras(que será tombada e revitalizada para este fim).
Concurso municipal de Redação, envolvendo os estudantes da rede municipal de ensino.
Festival de Literatura – Prêmio poeta Serra Azul.
Instalação do projeto “Vagão Cultural” – Literatura no vagão, livro na mão...
Realização da grande Copa de Futsal(adulto, juvenil, feminino e veteranos).
Confecção de camisetas e doação de materiais esportivos para as escolinhas.
Criação da escola de música – maestro Esmerindo Cabrinha.
Realização do programa “Cestas Culturais” com retretas, peças de teatro, recital de poesia, apresentações de violeiros, exposição de arte e música ao vivo em praça pública.
Realização do projeto: conto da carrochinha” contação de estórias infantis junto às crianças através da biblioteca municipal.
Programa de capacitação do quadro de arbitragem da Seculte através do ex-árbitro de futebol Dacildo Mourão.
Parcerias com a Ceart-CE e outros órgãos para o desenvolvimento da arte e do artesanato local.
Festival municipal de gastronomia no Café Cultural da estação – com comidas e bebidas típicas da região.
Solenidade de lançamento da Seleção de Futebol de Aurora.
Cursos permanentes de Pintura, Teatro, música, escultura e artesanato.
Capacitação dos nossos agentes cultuaris e funcionários da Seculte.
Programa de incentivo a produção literária e o hábito da leitura com a participação da Biblioteca pública etc.
Prof. José Cícero
Secretário de Cultura, Turismo e Desporto -
Seculte-Aurora - PMA.

No comments:

Post a Comment