Sunday, July 17, 2011

Quando a Banda Passar

Por: Luiz Domingos de Luna*

A História humana é permeada pelo acúmulo de conhecimentos do passado, a ação do presente, não muito raro, a visionários que a força elástica do futuro por razões que estão na intimidade do ser dão o pontapé inicial ao vindouro.

No distante ano de 1981, quando a cidade de Aurora ainda patinava no formato de sua infraestrutura, todo o arsenal para a civilidade urbana, ainda um sonho a bailar na mente dos otimistas, lá vem àquela forte figura, contrariando a tonalidade do presente, a colocar a pedra última do triangulo da civilidade aurorense – A Banda de Música do Senhor Menino Deus, como uma escola a levar o facho da luz a uma juventude de múltiplas carências, ainda no processo de construção da base piramidal.

Quem viveu o momento sabe que o sonho do humanizador social, ativista cultural, e sacerdote na expressão maior – Padre Francisco França – tinha um quê de Utopia, vez as colunas mestras de desenvolvimento social ser também uma utopia, na verdade, tudo era utopia mesmo, assim a do padre, era mais uma no oceano de inúmeras.

No dia 29 de abril de 1982 fui convidado para receber os instrumentos musicais na casa Paroquial, vez a solicitação do padre ter sido atendida prontamente pelo Ministério de Educação e Cultura. O Momento foi registrado por um grande paradoxo, ora, a cada instrumento que conferia um grito de emoção, lágrimas de felicidade que tocava suavemente o chão, como se existisse também uma alegoria na força gravitacional terrena.

Tudo para mim era motivo de felicidade plena, o cheiro dos instrumentos, os caixotes, a embalagem perfeita, na verdade tudo perfeito.

Quando dei conta de minha emoção plenamente exagerada, olhei ao lado e vi o idealizador da obra taciturno, triste, com uma dor na alma, uma expressão quase que fúnebre, ficou logo claro o descompasso espiritual entre mim e o arquiteto do projeto. Uma situação emblemática, uma dialética soava no ar, parecia ser um sonho realizado para mim e uma decepção para o padre.
Diante desta situação vexatória e paradoxal, confesso que para mim um pouco constrangedora, enxuguei as lagrimas de felicidades e entrei na atmosfera da dor espiritual que acometia meu mestre.
O Meu fluxo pensamental em pane, pois como conciliar a minha emoção contagiante com a tristeza espiritual marcante do momento. Pensei, devo estar agindo errado nesta situação, - esta minha alegria deve ser falsa, ou eu estou enganando a mim mesmo, Como pode? Pois eu sabia plenamente que a tristeza do padre era verdadeira, nunca passou a idéia da tristeza do mestre ser falsa, vez a sua integridade moral está acima da minha a anos luz!
Assim criei coragem e perguntei:

- Padre França por que tanta tristeza?

-Porque estou pensando -

- Como assim?
Será se daqui a 30 anos terão jovens para tocar estes instrumentos ou a ferrugem vai tomar conta deles.
Padre, a ferrugem tomar conta dos Jovens?
Não – Eu pensei dos instrumentos musicais.
Tombei na coluna do silêncio e não falei mais nada.
.........................................
(*) Professor –
Aurora –Ceará.
LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

1 comment:

  1. Bom-dia, prezados Seculte Aurora!!

    Como é de meu costume ler os textos do estimado professor Domingos, eis que acá estou, deparando-me com mais um artigo delineado à flor da pele, proferido em homenagem a sua estimada banda do Senhor Menino Deus. É notável o sentimento de apreço que o autor apregoa ao grupo musical, sentimento este, (creio eu), com razão de causa, já que a música leva alegria, proporciona entretenimento, e arrisco dizer pela forca da experiência: Esperança aos demais! É louvável o movimento realizado por referida banda musical. Espero que o grupo continue levando alegria por onde passe e que estimule outros jovens pelo caminho artístico, pelas vielas do movimento intelectual, pela busca de uma grande Aurora e um mundo melhor para viver! A música é uma das ferramentas mais poderosas para a criatividade, para o desenvolvimento do intelecto, é a primeira das sete artes, a curva da emoção, o primeiro passo de um grande avenida, perspectiva acesa, esperança viva! A promessa de uma amanha melhor! Espero que o movimento continue e que a banda de musica do Senhor Menino Deus continue em atividade, estimulada sempre!
    Minha mais sincera consideração, com os votos de que os instrumentos não enferrujem jamais!

    Geyme Lechner Mannes.
    Alemanha- Weimar.

    ReplyDelete