Monday, May 10, 2010

Calistênio: Um escultor que muito dignifica o nome de AURORA

Por José Cícero






Rol das Esculturas(peças) e imagens de Calistênio Com o sec. José Cícero e Cid Gomes
O município de Aurora é por excelência um dos mais importantes celeiros de artistas do Cariri cearense, senão o mais destacado em alguns setores da arte popular contemporânea, a exemplo dos seus violeiros e escultores; só para citarmos alguns.
Neste último gênero, ou seja, o da escultura em madeira, há que se destacar um grande número de jovens artistas espalhados por diversas localidades aurorenses, desde a sede à zona rural. Dentre os quais podemos evidenciar o grande talento do jovem Fco. De Assis Bezerra de Sousa – mais conhecido pela alcunha de Calistênio, residente no sítio Angico a cerca de 6 km da cidade.
Com apenas 21 anos de idade, dos quais 8 foram inteiramente dedicados à arte da madeira, Calistênio já coleciona alguns títulos de reconhecimento público pelo seu trabalho.
Já tendo inclusive exposto suas obras em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Brasília entre outras cidades. Mesmo com o pouco tempo de estrada seu talento já conquistara uma legião de admiradores até fora do país, como é o caso da ‘Convida populas Arts Of the Americas’ – um entidade norte americana voltada para a arte que anos atrás(2006) concedeu-lhe uma bela homenagem através de certificado que o mesmo mantêm emoldurado na parede. Uma evidência de que a sua arte e talento começa a romper fronteiras.
Tendo começado esculpir aos 13 anos, Calistênio afirma já ter produzido aproximadamente 700 peças na sua maioria vendidas para fora do Ceará.
Já fora convidada pelo senador Inácio Arruda, ao lado de Cizin outro escultor de Aurora, para expôs suas obras no salão nobre do senado federal.
Mesmo já tendo produzido tantas peças, até hoje recorda da sua primeira, aquela que lhe marcara para sempre – Um pescador-lenhador que mantinha em uma das mãos segurava a tarrafa e com a outra uma foice.
Calistênio se diz um escultor do acaso, posto que começou a esculpir numa brincadeira, após ter presenciado o escultor Orlando d’Aurora em pleno ofício, isto é, na lida de dá forma a imburana – a madeira preferida de todos eles. A partir daquele instante decidiu testar seu trabalho num tronco rústica da velha imburana. O resultado surpreendeu a ele próprio. Depois daquela peça que ele chamou de obra do acaso, nunca mais parou.
Hoje Calistênio é um verdadeiro fenômeno na arte da escultura. Um talento dos mais admirados deste celeiro, que há muito tempo tem se transformado o município de Aurora.
Quase toda a produção de Calistênio agora está sendo adquirida por compra por um comerciante de arte, residente em Fortaleza, onde mantêm uma loja especializada neste gênero.
A Secretaria de Cultura de Aurora na sua exposição permanente sempre mantêm em destaque algumas obras de mais este expressivo artista da ribeira salgadiana.
Durante o 1º encontro nacional dos filhos e amigos de Aurora marcado para o dia 17 de julho, bem como para o Cariri-Cangaço em 21 de agosto eventos que serão realizados em Aurora, as obras de Calistênio estarão expostas para que todos possam conferir de perto toda a dimensão do seu talento.
LEIA MAIS EM:

No comments:

Post a Comment