Wednesday, May 26, 2010

Dia do Desafio 2010 movimenta população de Aurora

DA REDAÇAO:












A Cidade de Aurora quebrou sua rotina nesta quarta-feira, dia 26 com a realização do Dia do Desafio-2010. O evento acontece em cerca de 20 países do mundo envolvendo aproximadamente 3.379 cidades numa importante campanha de incentivo à prática regular de algum tipo de atividades físicas por até 15 minutos durante o dia em favor da saúde das pessoas. Trata-se de um acontecimento iniciado em 1995 no Canadá que vem se espalhando pelo mundo; no sentido de chamar a atenção da população mundial para a necessidade da atividade física para a manutenção de uma vida saudável.
Organizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e ESPORTE em parceria com o Sesc/Cariri o evento de Aurora começou logo cedo às sete e meia da manhã com uma caminhada saindo da praça da matriz até a quadra Poliesportiva no bairro Araçá.
Composta por estudantes, atletas, idosos, professores, funcionários públicos, secretários municipais e populares, a caminhada contra o sedentarismo abriu a programação da campanha este ano com muito entusiasmo e alegria por parte dos que decidiram ir às ruas, em especial a juventude. Bexigas coloridas, apitos, camisetas, fogos de artifícios e faixas foram alguns dos ingredientes utilizados pela Seculte para animar ainda mais o evento.
Ainda, através de carro de som, um ‘apitaço’ e gritos de palavras de ordem a multidão chamou a atenção do restante da população para o valor do acontecimento. A reflexão, segundo os organizadores do evento local, também é um dos objetivos do ato.
“Você se mexe e o mundo mexe junto” este é o slogan da campanha do Desafio 2010 que no Brasil, dentre outros apoiadores, conta com a coordenação direta do Sesc-SP e demais seções pelo país inteiro..
No meio do povo estiveram além o vice-prefeito Antonio Landim, os secretários: de Esporte e Cultura José Cícero; da Ação Social Socorro Macedo; da Administração Osasco Gonçalves; da Finanças José Joaquim; da Agricultura José Dácio, bem como convidados e assessores da gestão municipal.
O prefeito Adailton Macedo foi representado pelo seu vice, em face de estar cumprindo compromissos oficiais na capital cearense. Contudo, disponibilizou toda a estrutura e os esforços necessários para que a iniciativa acontecesse a contento em Aurora.
Dia do Desafio contra a inatividade – “Você se mexe e o mundo mexe junto”.
Além da caminhada contra o sedentarismo pelas ruas da cidade, o Dia do Desafio este ano contou com uma vasta programação. Com destaque para a apresentação dos grupos de capoeiristas formado por alunos dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura local: 1º passo, Peti e Pro jovem(Ação Social); bem como pelos alunos do projeto Segundo Tempo, Bolsa Esporte e Escolinhas de Esportes(Seculte). Dança e ginástica dos distritos de Ingazeiras e Santa Vitória. Alongamentos e exercícios físicos junto a grupo de idosos na academia comunitária da praça padre Cícero; jogos de famas e Xadrez com alunos do PST na biblioteca pública; futsal feminino e masculino, na quadra poliesportiva. No período da tarde: futebol infanto-juvenil, veterano e adulto no estádio municipal. Além de ‘rachas’ nas quadras, futebol de travinha infantil no campinho da estação, e futsal feminino à noite no distrito de Ingazeiras.
A programação, segundo o secretário de Esporte José Cícero, foi voltada para todas as idades. “O esporte, além de uma ferramenta de inclusão social também é um grande gerador de saúde pública. E nada melhor do que a sua democratização” disse.
Já o coordenador do núcleo de esporte da Seculte, Raimundo Tabosa, o dia do desafio já está virando uma tradição no município e a cada ano é mais grandioso, afirmou ele.
Este ano Aurora faz uma disputa amigável com a cidade mexicana de Villa Allender. O critério é saber quem consegue colocar mais gente nas ruas, nas praças esportivas e de recreação, no trabalho, nas escolas ou em casa praticando pelo menos 15 minutos de atividade física.
Ano passado o nosso município disputou com uma cidade Boliviana e nos saímos muito bem, enfatizou o secretário. Queremos pelo convencimento, mostrar para os aurorenses o quanto é salutar e saudável qualquer prática de exercício físico. O sedentarismo e por conseqüência, as doenças decorrentes da obesidade tem sido um dos males reconhecidos pelo OMS que mais matam em todo o mundo, concluiu.
Já o vice-prefeito Antonio Landim também ressaltou a importância do Dia do Desafio e do esforço físico para o bem-estar e a saúde das pessoas. Reconheceu a boa organização do evento e falou dos esforços da gestão municipal no sentido de promover a saúde pública através da ginástica, dando como exemplo a recente implantação da academia comunitária.
Sobre os benefícios e o chamamento do dia do desafio também se pronunciou no ato público, o secretário de agricultura José Dácio. A escola Orlando de Macedo localizada na zona rural, sítio Santa Cruz/Caiçara também participou ativamente do Dia do Desafio com uma série de atividades.
A contagem dos participantes prosseguiu até às 21 h com jogos de Futsal feminino que aconteceu em Ingazeiras e futebol no estádio. “Estamos felizes por estamos cônscio do nosso trabalho em favor de Aurora melhor e mais saudável também por meio do esporte”, externou o secretário de Esporte.
SERVIÇOS:
Como Funciona o Dia do Desafio:
Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são os cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário
.
Sobre o Dia do Desafio:
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA - The Association For International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
Desde 2000, o SESC São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio para o Continente Americano e em todo o Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. “É um compromisso que cada um estabelece com a vida – a sua e a do próximo, a quem ele dá o exemplo ao integrar essa atividade de mobilização mundial; a essa postura cidadã e, consequentemente, coletiva que prima pelo bem-estar da saúde das pessoas.”, declara Regina Leitão, Diretora Regional do SESC Ceará.

LEIA MAIS EM:

No comments:

Post a Comment