Tuesday, May 4, 2010

Seculte-Aurora realiza encontros com vistas aos eventos da AFA e Cariri Cangaço no município

Na última sexta-feira, 30 representantes da Seculte-Aurora a frente o secretário José Cícero estiveram reunidos no sentido de discutir a participação de Aurora no Cariri Cangaço 2010.
Na oportunidade os representantes da Seculte reivindicaram junto a coordenação do evento que o cerne do movimento fosse realizado na cidade e abordando ""Os 80 anos da passagem de Lampião por Aurora tendo por pano de fundo o cerco da Ipueiras e o assassinato do coronel Isaías Arruda na antiga estação do trem.
A participação de Aurora ficará, portanto com dois eixos de discussão, a saber: Os 80 anos da passagem do rei do cangaço e seu bando por Aurora na sede do município, e Marica Macêdo - a brava sertaneja de Aurora no distrito de Tipi. O primeiro será proferido pelo próprio secretário de Cultura José Cícero, o segundo pelo Dr. Vicente landim de Macêdo.
O itinerário para a visitação da comitiva de pesquisadores e convidados do Cariri Cangaço seria: Estação Ferroviária(onde aconteceu o assassinato do Cel. Isaías Arruda - coiteiro de Lampião); As antigas minas do Coxá(fogo do Taveira); Fazenda Ipueiras(Isaías Arruda – Zé Cardoso), Sítio Ribeiro(local do confronto da volante com os cangaceiros), Cemitério da Bailarina(Sítio Carro quebrado/antas), Casarão do Cel. Xavier( de 1831 residência do fundados de Aurora); e antiga residência de Antonio Macêdo. Todas as reivindicações encetadas pela Seculte-Aurora como forma de sedimentar a adesão do município foram constadas em ata.
Reunião com representntes do Cariri-Cangaço na sec. de cultura
Logo após o encontro o secretário manteve contatos telefônicos com o prefeito Adailton Macêdo que se encontrava viajando no sentido de repassar as informações.
Os representantes da Associação dos filhos e amigos de Aurora(AFA) também participaram das discussões, dentre os quais Maciel, Regina, Maria Leite e Aurileide Campos, bem como os assesores da Seculte: Cícero Cosme, Ronaldo Santos, Erivan de Lavor e ainda a professora Cláudia Maria, Cícera Virgínia, João Paulo Santos, Ákila, Luiz Domingos dentre outros participantes. Dentre outros. Encontro à tarde com Cariri Cangaço e AFA na sede da Seculte-Aurora
Encontro de Domingo com Manoel Severo e outros representantes do Cariri Cangaço.
No domingo, dia 02 o secretário José Cícero em nome do prefeito, se reuniu com o coordenador do evento lampiônico Manoel Severo, na sede da Seculte ocasião em também estiveram presentes: a secretária de Cultura do Crato Daniela Esmeraldo, o pesquisador de Missão Velha Bosco André, Jussrara Macedo, e demais integrante da secretaria de cultura local. O objetivo do encontro foi finalizar as propostas e sugestões elencadas com vistas a participação de Aurora no evento lampiônico que ocorrerá no dia 21 de agosto, um sábado. A a desão oficial de Aurora ao evento ocorreu recentemente na capital através de um encontro entre o prefeito Adailton e Manoel Severo.
Ficou acertado com a coordenação que a abertura ocorrerá na cidade pela manhã logo após as visitas seguido da palestra sobre a presença de Lampião no município preferida pelo professor e secretário de Cultura José Cícero. Após o almoço a comitiva e demais convidados seguirão para o distrito do Tipi onde acontece a segunda palestra ministrada pelo Dr. Vicente Landim.
Bosco André, JC, Ronaldo Santos, Daniela, Severo e Jussara em reunião da Sedculte-Aurora
O evento:
O Cariri Cangaço é um movimento cultural promovido pelos integrantes da Sociedade Brasileira do estudo do Cangaço(SBEC) com sede na cidade de Mossoró-RN. Agora na sua 2ª edição o evento reunirá cerca de seis municípios: Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora e Porteiras com mais de 50 pesquisadores renomados de mais de 10 estados brasileiros, sobretudo do Nordeste. O Cariri Cangaço 2010 acontece de 17 a 22 de agosto, sendo que em Aurora acontece dia 21.
Várias atrações já estão sendo articuladas pela secretaria de cultura local, como forma de abrilhantar mais este importante acontecimento sócio-cultural. “Vamos mobilizar toda a nossa equipe de trabalho, assim como todos aqueles que compõem a administração no sentido de fazermos deste evento uma grande amostra das nossas potencialidades artísticas e culturais
Que no seu conjunto mais geral integram o universo da nossa cultura popular. O que tem feito de Aurora um verdadeiro celeiro da arte e da cultura tradicional do Cariri oriental, enfatizou o secretário.
O Cariri Cangaço acontecerá em Aurora sob os auspícios da Prefeitura Municipal a frente o prefeito Adailton Macêdo a partir da adesão do seu município.
Profª Cláudia, J.Cícero, M.Severo, Daniele Esmeraldo e Jussara.

No comments:

Post a Comment