Monday, January 30, 2012

Em Foco: NOTAS AURORENSES...












Flagrantes imagéticos da noite do Festival do repente aurorense

AURORA realiza II Festival de Violeiro “Campeões da Viola”

Na noite desta última sexta-feira (27) aconteceu no Centro Social Urbano(CSU) de Aurora na vila Paulo Gonçalves a II edição do festival de poetas populares – ‘Campeões da Viola’ que mais uma vez homenageou a memória do empresário Tarcísio Gonçalves. Um evento por sinal bastante concorrido, ocasião em que se fizeram presentes todos os amantes e admiradores da arte do repente aurorense, além de autoridades e violeiros de Aurora, da região e até de outros estados do Nordeste.
Além de reconhecidos entusiastas da viola e demais apologistas, estiveram presentes o Dr. Paulo Aquino, a viúva e familiares do homenageado, o vereador Aderlânio Macedo, a 1ª dama Rose Macedo que representou o prefeito Adailton, os secretário de Cultura José Cícero, de Agricultura José Dácio e de Administração Osasco Gonçalves. Como também convidados de outras cidades circunvizinhas.
Sob a organização do poeta Cícero Cosme e de Juraci Saraiva, o evento também abriu espaça para o violeiro mirim de Aurora Alex Luna de 9 anos de idade que na ocasião fez uma breve exibição em dupla com o repentista Jonas Bezerra. O garoto Alex representa uma verdadeira promessa da poesia de Aurora sendo, seguramente um dos poetas mais novos do Nordeste brasileiro.
A mesa de jurado foi presidida pelo vereador Aderlânio Macedo, sendo composta pelo secretário de cultura professor José Cícero, além do poeta Zé Marreta de Cachoeira dos Índios - PB e Juarandi Vaqueiro.
O festival foi oficialmente aberto pela apresentação da dupla: Cícero Cosme e Chico Alves com a sextilha: “ A Bíblia me ensinou” e o mote: “Somos filhos de Deus mais não sabemos adorar nosso pai como merece”. Seguido do início da competição através da 1ª dupla de violeiros a se apresentar no palco, os irmãos:
Joás Rodrigues e Jonas Bezera(Iguatu) – 1- Sextilha: “Nunca mais vi isso”
2- Mote setessilábico: - “pra você me acompanhar tem que correr muito mais”
3- Mote Decassílabico:- “Eu não quero 1 real nem 1 milhão sem ser ganho com a minha honestidade”. Seguido de:
Cícero Justino(Barro-CE) e Nelinho do Repente(Aurora): 1- “O que não dá resultado”, 2- “Sou desse jeito e não sei se quero ser diferente”. 3- “Meu rojão de cantar é muito quente, se você for gelado se derrete”...
Daniel Olímpio(Gravatá-PE) e Djair Olímpio(Gravatá): 1- “Eu acho muito difícil”, 2- “É preciso achar um meio que salve o meio ambiente”, 3- “Como posso dizer que vivo bem, se o país onde moro é desse jeito”.
Juciê da Silva(Aurora) e Chico Bié(Aurora): 1- “Onde é que Deus está”, 2- “O povo aqui tá pensando que você não canta nada”, 3- “Esta carta de amor me fez lembrar da mulher que eu mais amei na vida”.
Chico Oliveira(Acopiara/Catarina) e Vicente Bié(Aurora): 1- “O que mais me deixa triste”, 2- “Enquanto eu amei, você brincou com meu sentimento”, 3- “Cantoria tem sido até agora, o espírito do povo inteligente”.
Resultado Final:
1º lugar – Joáis Rodrigues e Jonas Bezerra – com 75 pontos.
2º lugar – Cícero Justino e Nelinho do Repente – com 70 pontos.
3º lugar – Daniel Olímpio e Djair Olímpio – com 69 pontos.
4º lugar – Vicente Bié e Chico Oliveira – com 63 pontos.
5º lugar – Juciê da Silva e Chico Bié – com 62 pontos.
................
Da Redação do Blog de Aurora
Fotos: Jean Charles(Seculte).
------------------------------------------------------------------------
Representantes da Federação Cearense de Luta de Braço(FCLB) visitam a Seculte-Aurora
Sec. José Cícero ladeado pela Srª Alzenir e o prof. Vicente da FCLB na sede da Seculte-Aurora
Esta semana estiveram visitando a Secretaria de cultura e Esporte do município(Seculte-Aurora) dois representantes da Federação Cearense de Luta de Braço a Sra. Alzenir Tavares e o professor Vicente Aquino de Figueiredo - ambos filhos de Aurora. Ela, há muito radicada em Fortaleza, ele na terra do Menino Deus, onde dirige a Arte Academia de sua propriedade.
Os mesmos foram recebidos na sede da Seculte-Aurora pelo secretário da pasta o professor José Cícero. Na ocasião apresentaram ao secretário o projeto e o cronograma da entidade com vista a realização de vários torneios referentes à modalidade esportiva por todo o 1º semestre de 2012, cujas disputas ocorrerão nas cidades cearense de Maranguape, Maracanaú, Iguatu, Sobral e AURORA. O chamado circuíto estadual de luta de braço na sua edição 2012.
A competição de Aurora conforme o professor Vicente está prevista para acontecer em meados do mês de março na quadra poliesportiva no bairro Araçá. O circuito é um evento promovido pela referida federação(FCLB) objetivando a formação atletas que serão inclusos no ranking com vistas a obter o índice para as futuras participações no campeonato nacional da categoria. Cumpre igualmente destacar, que a federação cearense de luta de braço(FCLB) desde o começo da sua formação, tem como sede oficial a cidade de Aurora.
Diria que é um grande orgulho para todos nós, estarmos sediando este entidade, bem como estarmos recebendo as competições do circuito cearense da categoria”, disse o secretário. “O esporte de um modo geral, constitui uma ferramenta das mais importantes para que possamos transformar a sociedade para melhor, notadamente em se tratando da nossa juventude e, na luta de braço, não será diferente. Para tanto, estamos recebendo todo o apoio do prefeito Adailton Macedo neste sentido”, finalizou.
--------------------------------------
Da Redação do Blog da Seculte/Aurora
Foto: Seculte

............................
LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.aurora.ce.gov.br
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.cariricangaco.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com

No comments:

Post a Comment