Thursday, September 9, 2010

Grito dos Excluídos acontece em Aurora





No dia em que o país comemora o aniversário dos 188 anos da sua independência, a cidade de Aurora festeja nas ruas com seus habitantes tão memorável acontecimento. A data foi lembrada com desfiles das escolas na sede e no distrito de Ingazeiras. Mas as comemorações não pararam por aí.
A paróquia do Sr. menino Deus através da Pastoral da Juventude local realizou como faz todo ano mais um grande evento em alusão ao 16º Grito dos Excluídos que acontece em diversos municípios brasileiros. Cumpre destacar que Aurora é um dos pioneiros na região. Em todo o Cariri somente Aurora e uma paróquia de Juazeiro realizam tal acontecimento. Um movimento organizado a mais de uma década pela CNBB, CPT dentre outros.
Conforme a sua organização, o lema deste ano é: “Vida em primeiro lugar: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. A proposta do Grito é por os pés no chão. Direitos não chegam como concessão dos detentores do poder ou da riqueza, direitos são conquistas que requerem consciência, organização e mobilização popular. Neste ano estão em jogo as eleições majoritárias. Duas armas nos são indispensáveis na escolha daqueles que vão direcionar os destinos do país: a lei 9840, contra a corrupção eleitoral; e a lei da ficha limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância. Não resolvem tudo, mas ajudam a tornar mais ético o campo da política.
Ainda, vale destacar este ano concomitante com o Grito, aconteceu em todo o país o Plebiscito Popular sobre o limite da propriedade rural no Brasil. Com duas perguntas básica contidas na cédula de votação 1- Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho? 2- Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?
O movimento em Aurora:
Segundo os jovens Lamarck Dias e Felipe, que compõem a equipe de organizadores do evento em Aurora: A participação popular foi significativa. De maneira que Aurora mais uma vez participa de modo muito especial do grito. Um sinal, segundo explicou, uma evidencia de que o seu povo e sua juventude em especial estão cada vez mais conscientes do seu papel perante a sociedade. Várias outras entidades também contribuíram e participaram ativamente do evento como PJ, STR, MTS, PMA, agentes do Pro cidadania, além das secretarias de Ação Social e Secretaria de Cultura.
O Grito dos Excluídos em Aurora teve início as 16 h na praça Santos Dumont no Araçá onde ocorreu um show de poesia popular com a apresentação dos repentista s Cícero Cosme e Vicente Bié.
Uma cavalgada com cavaleiros aurorenses também fez parte da programação e que seguiram em caminhada com o vigário Padre Josias Gomes, grupos da PJ e a comunidade em direção a igreja matriz.
No ádrio da matriz um cenário foi especialmente montado para as apresentações. Após a fala do pároco, teve início a programação cultural, bem como a bênção dos animais. Quando em seguida representantes de Aurora e de outros municípios também fizeram uso da palavra.
O jovem Miquéias representou o MST e o assentamento São Pedro, assim como Thieres seminário do Crato e Muriel a coordenação da PJ do Crato. O encerramento do evento entrou pela noite com as apresentações das bandas Os Coyotes(Aurora) e DomRasta(Crato), além dos jovens capoeiristas do movimento resistência Negra da cidade de Granjeiro.
Da Redação:

No comments:

Post a Comment