Wednesday, September 15, 2010

Secretário de Cultura profere palestra sobre Lampião na comunidade de Malhada Funda




A convite da direção da escola Ferreira Benício da vila de Malhada Funda, o secretário de Cultura do município professor José Cícero proferiu palestra na tarde de hoje(terça-feira, 14) sob o tema – “Lampião em Aurora: Antes e depois de Mossoró”.
Além da explanação acerca da saga do rei do cangaço em terras aurorenses e a trama da fazenda Ipueiras, um slide-show com imagens inéditas dos locais por onde passou Lampião também foi apresentado a cargo do jovem Lamarck Dias funcionário da Seculte. Assim como a distribuição do cordel – 'Vida e morte de Lampião' - lançado em agosto durante o Cariri Cangaço. Um trabalho de autoria do poeta-violeiro Cícero Cosme, também funcionário da pasta, o referido cordel está sendo distribuídos nos estabelecimentos de ensino do município.
Estiveram presentes ao evento, além dos professores da escola, estudantes e pais de alunos. “Uma iniciativa das mais importantes, organizada pelos que fazem este educandário da Malhada Funda. Pois nada mais interessante do que trabalhar o ensino da história e das ciências de um modo geral, a partir dos instrumentos e ensinamentos da própria vivência das pessoas.
Pois a Malhada Funda foi um dos locais marcantes durante a passagem de Lampião com seu bando em 1927 pelo território aurorense”, disse o palestrante. “Dessa maneira é que se consegue despertar o interesse maior do aluno pelo conhecimento, a começar pelas coisas do seu dia-a-dia. Pela história de cada um. Fazendo deste processo de aquisição e construção do conhecimento um ato prazeroso", finalizou.
No dia 21 de agosto Aurora sediou um dos seminários regionais sobre os 83 anos da passagem de Lampião. Todo o material apresentado no Cariri Cangaço 2010 por JC, resultante de uma extensa pesquisa de campo, será enfeixado num livro disse o secretário.
Da Redação:::
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogfaaurorajc.blogspot.com

No comments:

Post a Comment