Wednesday, June 2, 2010

Cariri Cangaço: Lançamento de DVD reúne confraria de participantes e admiradores no centro cultural do Crato







Entusiastas, admiradores, artistas, intelectuais, autoridades regionais, assim como uma gama de estudiosos da temática lampiônica estiveram reunidos na noite desta terça-feira, dia 1º no teatro do Centro Cultural do Araripe (antiga estação ferroviária) do Crato prestigiando o ato de lançamento do DVD da 1ª edição do Cariri-cangaço/2009.
Numa solenidade bem organizada e de puro bom gosto, os articuladores do Cariri Cangaço 2010 tendo a frente o seu curador Manoel Severo e a secretária de Cultura local, Danielle Esmeraldo, anfitrião da noite - fizeram da iniciativa um verdadeiro congraçamento em torno da história do cangaço nas paragens nordestinas, em especial, no Cariri cearense. O tema do lançamento foi – 'Lampião no Ceará: Verdades e mentiras'.
Além dos prefeitos de Crato Samuel Araripe e de Aurora Adailton Macedo, representantes dos cinco municípios participantes: Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Aurora, como também de todas as entidades parceiras, tais como, URCA, ICVC, ICC, Pró Memória e SBEC prestigiaram mais um belo acontecimento proporcionado pelo Cariri Cangaço.
Agora em sua segunda edição, o evento a que tudo indica, se transformará de vez no mais importante e grandioso acontecimento relacionado ao Cangaço. Este ano, conforme os organizadores, o Cariri Cangaço será simplesmente um recorde, a começar pelo número de pesquisadores que já confirmaram presença, além dos municípios envolvidos, entidades parceiras, além da abrangência e da magnitude dos assuntos que serão debatidos por diversos conferencistas e especialistas convidados.
Imagens de bastidores, depoimentos e outros fragmentos de filmagens da primeira edição do Cariri Cangaço foram algumas das matérias exibidas na tela dando a exata dimensão do que foi o evento e sua repercussão junto a comunidade acadêmica, científica assim como junto a opinião pública de um modo geral.
Além do DVD principal de lançamento o kid-Cangaço incluirá ainda, um box com 16 outros DVDs, contendo na íntegra tudo o mais que ocorreu no Cariri Cangaço. O material dentre em breve estará disponível para os interessados, disse a curadoria do evento.
Todos os que usaram a tribuna destacaram a imensa importância do Cariri Cangaço, bem como da sua grandiosidade em torna da temática de Lampião, o cangaço e outros temas palpitantes, considerados fundamentais para a compreensão da história e da sociologia nordestina, sertaneja e caririense.
“O Cariri Cangaço representa, por assim dizer, a vitória da memória contra o esquecimento de um dos temas mais significativos do Brasil e do Nordeste em particular”, disse o secretário de Cultura de Aurora, José Cícero. O Cariri Cangaço abre um espaço importante para que possamos realçar a verdadeira história escrita pelos oprimidos, num contraponto com as grandes mentiras da história oficial, escrita pelos vencedores, completou.
Por outro lado, a Secretária de Cultura, Esporte de Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, destacou a importância do evento para a região. Manoel Severo por sua vez, ressaltou que o evento "Cariri Cangaço" em pouco tempo, deixou de ser apenas de natureza regional, para se tornar um dos maiores eventos culturais do Nordeste, sobretudo pela participação dos maiores pesquisadores do Brasil e do Mundo atraindo os olhares do Brasil para a região.



Por tudo que vem propondo e realizando, o Cariri Cangaço já é uma referência para todos os que de algum modo demostram interesse em conhecer, estudar, interpretar e reescrever a verdadeira saga do povo sertanejo, de onde não se pode eximir fenômenos como o do cangaço, a religiosidade, o caldeirão do deserto, o coronelismo, a fome, o messianismo dentre outras causuísticas dos grotões do mundo sertanejo, disse o secretário aurorense a este blog.
O ato de lançamento contou ainda com a participação especial do grupo musical crateto e de uma belíssima exposição histórico-fotográfica do Crato e obras artesanais.
Da Redação:

No comments:

Post a Comment