Monday, June 6, 2011

Secretário de Esporte e Cultura juntamente com membros da Seleção máster de Aurora visitam ex-jogador de Missão Velha


José Cícero, com o ex-Jogador missãovelhense Raimundo Pio(no centro) e Zé Jorge à direira.

Antes da partida de sábado(4) pela copa máster de Missão Velha, o secretário de Cultura e Esporte de Aurora José Cícero conduziu o ex-jogado e preparador físico da seleção aurorense Zé Jorge para um encontro com o maior e famoso ponta direita do Cariri que fez história nas décadas de 60 e 70 no Real(de Missão Velha, Sporte(do Crato),Kariri(de Barbalha), Icasa e Guarani de Juazeiro do Norte – o missãovelhense Raimundo Pio agora com 75 anos de idade(foto). Um verdadeiro ícone do futebol de Missão Velha e do Cariri.

"Fomos recebidos pelo ex-jogador com um forte aberto de mãos e um imenso sorriso largo estampado no rosto. Voltei literalmente no tempo quando menino assitir por várias vezes aquele jogador espetacular em partidas memoráveis no estádio "O Dantão", ao lado de Adamar, Fãíca, Canquinho, Betinho, Nona, Divan Satta-Pau, Bufinha e tanto outros..."

"Falamos de momentos memoráveis do futebol local e regional, das partidas famosas como a do Real contra o Galícia da Bahia naquela época um time de grande envergadura no futebol baiano, que veio para a festa de inauguração do estádio o Dantão".

Ze Jorge indagou acerca de todos os times pelos quais passou o Raimundo Pio, assim como da infinidade de nomes de jogadores(das antigas) com os quais Raimundo fez parceria, inclusive alguns de Aurora, a exemplo do craque Zé Grande que no Icasa e Guarani era conhecido pela alcunha de Índio e que o velho ponta-direita disse que foi um dos melhores jogadores que já viu jogar naquela posição.

Zé Jorge também falou da sua carreira e da fama que o nome de Raimundo Pio possuia igualmente em toda região de Aurora. Foi um momento agradável de muito aprendizado em relação à bela e rica história do nosso futebol regional dos anos 60, 70 e 80. Raimundo Pio é um momumento vivo da memória histórica não apenas do futebol de Missão velha, mas de todo o Cariri que precisa ser lembrando como um verdadeiro marco. Que os contemporâneos não deixem que esta história viva possa cair de vez no esquecimento total. Que valorizem a importância e a contribuição que Pio dera para a história do nosso futebol. Se querem agradecê-lo que o façam agora e não esperem(como infelizmente é praxe no Brasil) que o mesmo se transforme em uma saudade eterna.
Saúde e felicidade para o nosso inesquecível e sempre adorado Raimundo Pio - De que quebra, o maior jogador de Missão Velha e quiçá de todo o Cariri. De uma época áurea e romântica do nosso futebol. E que outros Raimundo Pio possam surgir quem sabe daqui pra frente...

Por José Cícero
Da Redação

EM TEMPO: Não perca na próxima edição deste blog uma Belo artigo dedicado ao ex-atleta d Raimundo Pio.

No comments:

Post a Comment